A solenidade de formatura dos 16 alunos da 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) acontecerá nesta quinta-feira, 29 de março de 2012, às 17h30, no Auditório da entidade, na Rua XV de Novembro, 137 – 1.º andar, no Centro Histórico.
Na cerimônia, haverá entrega do certificado e da carteira de classificador de café emitida pela Associação Comercial de Santos, além de uma colher de prova do produto.
O curso começou em 5 de março, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas, na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar.
O instrutor é o professor Davi Antonio Pinto Teixeira, profissional com quase sete décadas de experiência no mercado cafeeiro.
O curso
O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, John Wolthers.
O Curso de Classificação de Café da ACS começou em 1989, para formar profissionais capazes de identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 700 alunos já foram habilitados técnicos.
Além de despertar o interesse de alunos de várias partes do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas ao mercado do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.
O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.
São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.
As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos. Palestras ministradas por especialistas complementam as aulas.
Entre as aulas práticas, há uma visita a uma fazenda de café e a um terminal de embarque do produto no porto.
Para participar é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.
Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.
Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br