fonte: Cepea

Cafés especiais não são orgânicos

1 de fevereiro de 2012 | Sem comentários Curiosidades Terminologias

Cafés especiais não são orgânicos, mas há afinidades no manejo da cultura, sobretudo na questão da sustentabilidade de seu cultivo e na preservação das florestas naturais.


Alexandre Adoglio, da Ipanema Café Especiais, descreve como ” manejo da cultura de café de modo ecologicamente sustentável, dentro dos padrões da Brazil Specilaty Coffee Association, orgão internacional certificador de cafés especiais.”


A professora Maria Sylvia Saes, do Pensa/USP, em seu trabalho DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA AGROINDUSTRIAL DE CAFÉS ESPECIAIS E QUALIDADE SUPERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, assim definiu o conceito de cafés especiais:


“O conceito de cafés especiais está intimamente ligado ao prazer proporcionado pela bebida. Destacam-se por algum atributo específico associado ao produto, ao processo de produção ou ao serviço a ele associado. Diferenciam-se por características como qualidade superior da bebida, aspecto dos grãos, forma de colheita, tipo de preparo, história, origem dos plantios, variedades raras e quantidades limitadas, entre outras. Podem também incluir parâmetros de diferenciação que se relacionam à sustentabilidade econômica, ambiental e social da produção, de modo a promover maior eqüidade entre os elos da cadeia produtiva. Mudanças no processo industrial também levam à diferenciação, com adição de substâncias, como os aromatizados, ou com sua subtração, como os descafeinados. A rastreabilidade e a incorporação de serviços também são fatores de diferenciação e, portanto, de agregação de valor.”

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.