Produtores de café se reúnem em Piraju
Eles planejam criar um selo para comprovar a origem e qualidade do grão.
Esse foi o principal tema debatido no Encontro Regional de Produtores de Café.
Produtores de café se reuniram em Piraju para discutir o futuro do mercado. Eles planejam criar um selo para comprovar a origem e qualidade do grão.
O cafezinho que os brasileiros tomam todos os dias pode vir do sudoeste paulista e talvez o consumidor nem saiba disso. Mas, em breve, isso pode mudar graças à indicação geográfica. Esse foi o principal tema debatido no Encontro Regional de Produtores de Café realizado em Piraju.
O representante da Casa da Agricultura de Piraju, Paulo Sérgio Matosinho, afirma que o selo seria a comprovação da qualidade do café produzido nessa parte do estado. A indicação geográfica do café do sudoeste paulista englobaria 31 municípios da região, em uma área produtiva de 25.000 hectares.
O benefício seria concedido a quase 2.700 produtores, como José Romeu Favaro. A família dele planta café há quase cem anos. Com uma propriedade de 35 hectares, ele espera ter ganhos ainda maiores com a valorização do produto.
Buscar essa diferenciação não é um processo rápido. É preciso o esforço de todos os interessados. O produtor Carlos Alberto Camargo Lima, que está no ramo do café há apenas um ano, olha para o futuro com otimismo.