O Conselho de Café da Índia, visando capturar as rápidas mudanças demográficas no consumo de café do país, está iniciando um estudo chamado “Coffee Consumption and Attitude to Coffee Drinking” (Consumo de café e atitudes em relação ao consumo da bebida).
“O conselho está planejando fazer um estudo detalhado de mercado com a ajuda de uma conhecida agência de pesquisa de mercado para entender os padrões do consumo doméstico e as atitudes com relação ao consumo de café”, disse um oficial sênior do Conselho. Segundo ele, o estudo visa capturar os padrões de consumo nas principais áreas, tanto na zona rural com urbana da Índia, com informações sobre penetração, volume consumido e variedade de café consumida, entre outras coisas.
Através do estudo, o conselho espera coletar informações dos processadores de café instantâneo, redes de cafés e seu padrão de crescimento, torrefadores e segmento varejista.
O estudo veio em um momento de aumento no consumo doméstico. De acordo com o Conselho de Café da Índia, a produção do país para a safra de 2010-11 foi de 302.000 toneladas e o consumo doméstico provisório para 2010 foi estimado em 108.000 toneladas.
“Esse ano, junto com outros dados de estudos de rotina do mercado, a imagem da bebida nas mentes dos consumidores com relação à qualidade, variedade, preços, aditivos, consciência sobre aditivos como chicória, associações positivas e negativas relacionadas ao consumo, bem com direcionadores e barreiras ao consumo de café também estão capturados”.
O Conselho de Café da Índia vem conduzindo esse tipo de estudo desde 2001, quando contratou o consultor brasileiro de mercado de café, Carlos Brando, para impulsionar o consumo doméstico e seus resultados têm direcionado as estratégias domésticas