Júri Nacional do Cup of Excellence 2011 inicia trabalhos de pré-seleção

11 de outubro de 2011 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Profissionais de prova e classificação selecionarão os melhores cafés brasileiros para participarem do principal concurso de qualidade do País.


A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) divulgou a relação dos profissionais de prova e classificação que farão parte do Júri Nacional do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011. Dentre os mais de 40 inscritos, 15 formarão a comissão julgadora: Calixto Jorge Peliciari, Carolina Franco de Souza (observadora), Clovis Venancio, Douglas Cal Martins, Elias B. Generoso, Francisco Lentini Neto, Javier Faus Neto, João Clovis Pereira Júnior, Jorge José Menezes de Assis, Jose Eli Ferrari (observador), Mateus Rodrigues Prado, Meich Faita, Osvaldo Martins Rodrigues, Paulo Cesar, Rogério Alves Silva, Tiago Candido de Oliveira Costa e Wellington Carlos Pereira.


Esses profissionais foram aprovados no teste de seleção realizado no Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, localizado em Machado (MG). A prova foi aplicada por Sílvio Leite, presidente da Agricoffee, empresa especializada em qualidade de cafés, e consultor da Alliance for Coffee Excellence (ACE), ONG responsável pela metodologia e pelos trabalhos internacionais do concurso Cup of Excellence nos nove países produtores onde é realizado (Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Ruanda). O desempenho dos candidatos foi encaminhado para a avaliação de Paul Songer, chefe do controle de qualidade do Cup e um dos membros fundadores da ACE, responsável pela definição dos aprovados.


Nesta segunda-feira, 10 de outubro, os juízes iniciaram os serviços de pré-seleção dos 321 lotes inscritos no concurso, fase que se estende até a próxima 6ª-feira, dia 14. Adicionalmente, eles avaliarão as amostras dos cafés classificados para a fase nacional, prevista para a semana de 7 a 11 de novembro, também no CEC – Sul de Minas. Os dois juízes que tiverem melhor avaliação pelo sistema informatizado, o qual leva em consideração as notas dadas em todos os quesitos e as relaciona com as avaliações finais de cada amostra, serão convidados para integrar o Júri Internacional, cujo juiz principal será, pela segunda vez consecutiva, Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé), considerada uma das instituições de mais alto nível em organização sobre cafés especiais. Esta comissão determinará, entre 14 e 18 de novembro, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina (PR), os lotes para a disputa do leilão do Cup of Excellence 2011.


O 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011 tem por objetivo eleger o melhor café arábica brasileiro produzido nesta safra, através de três fases. Na pré-seleção, é feita a triagem das amostras recebidas, a fim de eliminar grandes defeitos físicos e sensoriais. Na fase nacional, acontece a análise de um segundo exemplar retirado pela organização do concurso dos lotes que passaram pela triagem, e a seleção daqueles cafés com nota mínima de 84 pontos, em uma escala de 0 a 100, cuja avaliação é feita considerando tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. Na fase internacional, 21 juízes – incluindo os dois melhores brasileiros – e sete observadores (importadores, torrefadores, baristas, donos de coffee-shops) da América do Norte, Ásia e Europa avaliam os cafés selecionados na fase nacional, dos quais os que novamente receberem notas superiores a 84 pontos vão ao concorrido leilão via internet.


A organização do concurso é feita pela BSCA, em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ACE e Agricoffee. A edição 2011 do evento conta com o apoio institucional de Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), CEC – Sul de Minas, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Conselho Nacional do Café (CNC) e IAPAR, que também patrocina o certame junto à Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Café Brasil e Monte Alegre Coffees.


NOME EMPRESA
Calixto Jorge Peliciari Mogiana Assessoria em Cafés Especiais
Carolina Franco de Souza (observadora) Lucca Cafés Especiais
Clovis Venancio SMC Exportadora S/A
Douglas Cal Martins Senar – MG
Elias B. Generoso 3 irmãos Corretora de Café
Francisco Lentini Neto Minasul
Javier Faus Neto Bourbon
João Clovis Pereira Júnior PCS Exportadora / Bourbon
Jorge José Menezes de AssisMonte Alegre Coffees
Jose Eli Ferrari  (observador)Proud Comercio e Indústria
Mateus Rodrigues PradoCafé D’oro
Meich Faita Nestlé Brasil Ltda
Osvaldo Martins Rodrigues Emater
Paulo Cesar Carmocoffees
Rogério Alves Silva ACENPP
Tiago Candido de Oliveira CostaCafé D’oro
Wellington Carlos Pereira Cocarive

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.