10/10/2011 – Aduaneiras
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (10), o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) relatou sua participação, como observador, na 107ª Sessão do Conselho da Organização Internacional do café (OIC). O evento ocorreu no fim do mês passado em Londres, na Inglaterra.Ricardo Ferraço elogiou a eleição do economista brasileiro Robério Oliveira Silva para a direção-geral da OIC.
De acordo com o senador, trata-se de um profissional de renomada experiência, e o sucesso da candidatura comprova a liderança do Brasil no mundo. Ferraço pediu a “reinvenção” da entidade, com revisão da política remuneratória do café.O senador lembrou que o Brasil é o maior produtor de café e o segundo maior consumidor do produto no mundo. Ferraço também destacou que seu estado, o Espírito Santo, é hoje o segundo maior produtor de café do Brasil, perdendo apenas para Minas Gerais.
– É a atividade econômica mais importante para 70% dos municípios do estado. São 340 mil postos de trabalho, durante o tempo de colheita – disse Ferraço.A OIC é um braço da Organização das Nações Unidas (ONU) com mais de 50 anos de existência e 77 países membros.
Segundo Ricardo Ferraço, a entidade congrega mais de 90% dos países produtores de café e cerca 80% dos países que mais consomem o produto, sendo “o principal fórum da política cafeeira para o mundo”.
Fonte: Agência do Senado