Visando tecnificar a Cafeicultura do Estado de Rondônia o Governo do Estado através da SEAGRI e EMATER tem ministrado vários cursos e palestras sobre os tratos culturais da lavoura cafeeira.
Neste sentido o município atendido foi o de Campo Novo de Rondônia e as atividades foram realizadas na Associação dos Pequenos Produtores Rurais (Asprolourdes), na Linha C-10. O Curso teve os seguintes temas: Escolha de área, Construção de viveiro, Produção de mudas via sementes e propagação vegetativa, Produção de adubos orgânicos e biofertilizantes, Tratos culturais e fitossanitários, Colheita, Secagem, Armazenamento, Classificação e Comercialização de café com público diário de 40 cafeicultores, no Dia Especial estiveram presente aproximadamente 150 agricultores da agricultura familiar da região.
Participaram do evento o Gerente da Emater de Monte Negro Michelson Fajoan, Gerente do Banco Basa de Buritis, representantes da Idaron de Campo Novo e de Ariquemes.
O curso foi organizado pelo técnico da Emater de Campo Novo de Rondônia Leonardo Marques, Rogério e engenheiro Agrônomo Marcio, facilitadores do curso o Técnico Milton Messias da SEAGRI de Porto Velho, Engenheiro agrônomo Jurandir Batista de Mesquita de Ji Paraná e o Técnico em comercialização de café Benedito Alves da EMATER de Ouro Preto do Oeste.
Segundo o Secretário da Seagri, Anselmo de Jesus o principal objetivo desses cursos e palestras é orientar os cafeicultores no manejo da cultura, e assim aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do café, promovendo assim o aumento da renda e fixando o agricultor no campo.