A produção mundial de café deve cair levemente em 2011/12, conforme safras maiores no Vietnã, México e Honduras ajudam a compensar uma colheita mais baixa no Brasil e na Indonésia, informou hoje Organização Internacional de Café (OIC).
A OIC reiterou que a produção totalizará 130 milhões de sacas de 60 quilos cada na temporada 2011/12, abaixo das 133,3 milhões de sacas registradas em 2010/11. Ainda assim, a organização alertou que o cenário mundial de oferta/demanda segue frágil, com o consumo estimado em 134,8 milhões de sacas.
“Em agosto, os preços do arábica subiram 1,8%, com a média do segundo e terceiro vencimentos dezembro e março no mercado futuro de Nova York em 260,39 cents por libra-peso, acima dos 255,90 cents por libra-peso apurados em julho”, disse a OIC.
“O mercado futuro de Nova York oscilou fortemente em agosto e a volatilidade dos preços aumentou um pouco, principalmente em reação às recentes notícias de geadas em algumas áreas produtoras de café do Brasil”, acrescentou a organização. Apesar dos relatos de geadas, o impacto na atual safra de café parece ser muito limitado.
“Ainda é muito cedo para estimar os efeitos que podem ter na produção de 2012/13, mas deve-se observar que as geadas normalmente afetam a floração das safras subsequentes”, afirmou a OIC.
Fonte: Notícias Agrícolas