Como as condições meteorológicas estão bastante favoráveis à colheita do café, essa já se encaminha para a sua finalização nessas próximas semanas tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais. A secagem dos grãos também segue sem nenhum transtorno, tendo os grãos uma boa qualidade física e de bebida. As considerações partem do Boletim Agrometeorológico Semanal da Somar Meteorologia.
Segundo a Somar, com a colheita já se encaminhando para sua finalização, os olhares de toda a cadeia do agronegócio do café estão voltadas agora para a nova safra, ou seja, para quando as chuvas voltam nas principais regiões cafeeiras do Brasil, para dar suporte ao pleno florescimento dos cafezais. Haja vista que todas as plantas já se encontram com um excelente índice de botões florais e 100% deles aptos à abertura. Portanto, destaca o boletim, só está faltando chuva para ocorrer essa próxima florada. Segundo as previsões isso só deverá ocorrer após o dia 20 de setembro. Até lá, não há indicativos de chuvas acima dos 10 mm, que possam provocar a florada. Segundo especialistas, essa florada deverá ser a principal, podendo ocorrer uma segunda florada entre os meses de outubro e novembro, mas provavelmente de baixa intensidade.
Sobre as perdas por geadas, comenta a Somar, começa a ficar claro que as baixas temperaturas ocorridas no final de junho e no inicio de agosto afetaram várias lavouras de café das regiões sul de Minas Gerais e de São Paulo. Com isso, haverá uma redução na produção de café do ano que vem, ou seja, da safra 2012. Contudo, essa redução poderá ser suplantada caso a florada seja intensa e os percentuais de pegamento também sejam altos, o que muito provavelmente acontecerá, avalia a Somar.
Já para essa semana, não há previsões de chuvas que possam atrapalhar o andamento e finalização da colheita e secagem dos grãos, tampouco a previsão de chuva que possa provocar florada.