Cafés Especiais: leilão internacional do Cup of Excellence começa às 11h00 desta terça

9 de janeiro de 2006 | Sem comentários Comércio Exportação

Com preço de abertura de US$ 1,50 por libra/peso, será realizado amanhã (terça-feira, 10 de janeiro) a partir das 11h00 (horário de Brasília), o leilão internacional dos 36 lotes vencedores do 7o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence, promovido em novembro passado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês).

Os lotes são pequenos, em média com 30 sacas de 60 kg cada, e serão disputados por torrefadoras e lojas de café da Europa, Ásia e Estados Unidos. O principal influenciador de preços neste leilão é a altíssima qualidade dos grãos. O lote campeão, por exemplo, do produtor Francisco Isidoro Dias Pereira, da Fazenda Santa Inês, de Carmo de Minas (MG), de apenas 25 sacas de café cereja descascado da variedade bourbon, conquistou o Prêmio Especial Gold Cup of Excellence, com a nota recorde de 95,85 pontos (em uma escala de zero a 100), a maior registrada em todos os 22 Cups já realizados em todos os países que aderiram a este concurso criado no Brasil em 1999 e, a partir de 2003, adotado também por El Salvador, Nicarágua, Honduras, Bolívia e Colômbia.

Além do campeão, outros cinco produtores tiveram seus cafés aprovados com nota superior a 90 na avaliação do Júri Internacional e conquistaram o Gold Cup: Antônio Junqueira Villela, da Fazenda São Benedito, de Carmo de Minas (lote de 20 sacas de café cereja descascado da variedade bourbon – nota 92,65); Luiz Roberto Moreira Ribeiro, do Sítio São José, de Carmo de Minas (lote de 30 sacas de café cereja descascado da variedade bourbon – nota: 91,54); Cariso Roberto dos Santos, do Sítio Castelhano, de Pedralva, município também do Sul de Minas (lote de 20 sacas de café cereja descascado, da variedade catuaí – nota: 91,30); José Carlos Pereira de Carvalho, de Cristina, também no Sul de Minas (lote de 28 sacas de café cereja descascado, variedade Mundo Novo – nota: 90,54), e Cícero Viegas Cavalcanti de Albuquerque, da Fazenda Esperança, de Carmo de Minas (lote de 21 sacas de café cereja descascado da variedade bourbon amarelo – nota: 90,02).

A relação dos 36 lotes vencedores, com descritivo da variedade e histórico da propriedade, está no site da entidade: www.bsca.com.br  


Concurso

Em sua sétima edição, o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence, teve 553 lotes inscritos. Passaram pelo crivo do Júri Internacional 61, dos quais 36 foram aprovados com nota superior a 84,02 – exatamente os que participarão do leilão internacional coordenado pela ACE – Alliance for Coffee Excellence.

Presidido pelo degustador e classificador Sílvio Leite, conselheiro da BSCA, o Júri Internacional foi integrado por 32 provadores e profissionais de compra de torrefadoras e lojas de café de países como Estados Unidos, Noruega, Grécia, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Japão, Malásia e Nicarágua, alem do Brasil.

O leilão poderá ser acompanhado na página da BSCA na internet (www.bsca.com.br ) ou pelo link http://cupofexcellence.org/haauctions.aspx

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.