Brasil motiva alta de açúcar e café em NY

Ana Conceição – O Estado de S.Paulo
 
As cotações de dois dos principais produtos de exportação do Brasil, açúcar e café, dispararam na Bolsa de Nova York, ontem, diante da queda na oferta de ambos os produtos na safra 2011/12. Embora já bastante conhecido, dia sim, dia não, esse fator influencia os mercados dessas commodities. O açúcar registrou a valorização mais expressiva: alta de 5,17% no vencimento outubro, para 29,49 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato dezembro do café subiu 4,63%, para 266,8 centavos de dólar por libra-peso. Analistas também citaram a desvalorização do dólar e a alta nas cotações do petróleo como fatores que influenciaram esses mercados.


Na semana passada, a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) reduziu a estimativa para a produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil na safra 2011/12 em 2,5%, para 31,57 milhões de toneladas. O volume é 9% inferior ao produzido na safra anterior. No caso do café, a safra brasileira é menor neste ano por causa do ciclo bienal da cultura (um ano de produção maior, outro menor). A esse fator se somam prováveis problemas na safra da Colômbia, por causa do excesso de chuvas, e a escassez de oferta no Vietnã, que começa a colher o grão do novo ciclo apenas em outubro.


Em Chicago, a soja voltou a subir com previsões de tempo mais seco no Meio-Oeste dos EUA. O contrato novembro avançou 1,27%, para US$ 13,6675 por bushel. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.