Uganda plantará 17 mi de pés de alta produtividade neste ano

17/08/2011
 


 
Gabriela Mello Agência Estado

 
Uganda plantará 17 milhões de pés de café de alta produtividade neste ano, como parte da campanha de renovação das lavouras destinada a elevar a produção anual para 4,5 milhões de sacas de 60 quilos cada até 2015, segundo a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês).
 
Desde o início do ano, a UCDA financiou o plantio de 4,23 milhões de pés de robusta e 3,44 milhões de arábica. A organização espera cultivar mais 9,3 milhões de pés de alta produtividade antes do fim do ano. “As mudas estão prontas para o plantio”, de acordo com o UCDA.
 
A campanha visa a substituir os cafezais antigos e menos produtivos, bem como os pés destruídos pela doença traqueomicose desde o final dos anos 90. O instituto de pesquisa de café de Uganda desenvolveu ao menos seis variedades de mudas de robusta e arábica de alta produtividade, que são resistentes à doença.
 
Uganda iniciou a campanha de replantio em 2006 e deve fazer com que os embarques do produto retornem para os níveis observados na década de 90, quando o país exportava mais de 4 milhões de sacas por ano, a fim de aumentar a receita. As informações são da Dow Jones.


  
  

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.