Com o slogan “Plante sustentabilidade, colha resultados”, filmes para a televisão e peças para revista e internet destacam ações do Programa ABC, uma iniciativa do governo federal para reduzir a emissão de carbono na agricultura
Brasília (15/08/2011) – Está no ar a campanha do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). O primeiro filme começou a ser veiculado nesta segunda-feira, 15 de agosto, nos canais de TV voltados ao produtor rural.
A programação inclui outros seis vídeos, com um minuto de duração, que serão exibidos até 13 de setembro. Os filmes explicam o que é e quais são os benefícios proporcionados por cada uma das seis práticas agrícolas sustentáveis do ABC. A campanha, produzida pela agência de publicidade SLA Propaganda, destaca, assim, a importância de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na agricultura, bem como a disponibilidade de crédito com condições especiais aos produtores interessados.
O objetivo da campanha é conscientizar produtores rurais sobre a importância da implementação do ABC. Também procura estimular a adesão ao programa, que oferece condições favorecidas de crédito para quem adotar as técnicas agronômicas sustentáveis preconizadas.
Paralelamente, peças direcionadas para a internet serão veiculadas com a mensagem da campanha em sites de notícias e de agronegócios. A divulgação inclui, ainda, anúncios em publicações especializadas para o meio rural.
Entenda melhor
O ABC incentiva a adoção de boas práticas agrícolas e a integração de sistemas produtivos que permitam a redução dos gases de efeito estufa e ajudem a preservar os recursos naturais.
O programa busca difundir uma nova agricultura mais sustentável mediante seis ações a serem adotadas pelos agricultores: plantio direto na palha, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), fixação biológica de nitrogênio, plantio de florestas, recuperação de pastos degradados e tratamento de resíduos animais. Nos próximos dez anos, a meta é deixar de emitir 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2.
Dentro do ABC estão garantidos recursos a agricultores e cooperativas, com limite de financiamento de R$ 1 milhão por beneficiário. No total, os projetos de investimento voltados a atividades agropecuárias que permitem a mitigação da emissão de GEE terão R$ 3,15 bilhões. O crédito será financiado com taxa de juros de 5,5% ao ano, mais baixa que o fixado para a maioria das linhas de crédito para agricultura (6,75%). O prazo para pagamento é de 15 anos.
Mais detalhes do Programa ABC estão disponíveis no endereço www.agricultura.gov.br/abc (Marcos Giesteira)