Programa Renovar Arábica da Secretária de Agricultura do Espírito Santo distribui sementes em 29 municípios

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) entregou a produtores de 29 municípios capixabas, aproximadamente quatro mil quilos de sementes de oito variedades de café arábica. As sementes foram entregues na quinta-feira (04), no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, para os escritórios do Instituto localizados em municípios das regiões Sul, Serrana e Noroeste.
 
A entrega das sementes faz parte do Programa Renovar Arábica, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), que tem o objetivo de renovar e revigorar lavouras no Espírito Santo, com foco no aumento da produtividade, melhoria da qualidade e de processos, visando oferecer maior sustentabilidade da atividade.
 
Os escritórios do Incaper que receberam as sementes são dos municípios de Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Muniz Freire, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Castelo, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Muqui, Alfredo Chaves, Brejetuba, Conceição do Castelo, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante, Água Doce do Norte, Mantenópolis, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Pancas, Itaguaçu, Santa Teresa e São Roque do Canaã.
 
Após a distribuição dos 3.800 quilos de sementes para os municípios, o Incaper vai repassar as sementes para os agricultores cadastrados no Programa Renovar Arábica, da Seag. Foram entregues as variedades Obatão, Tupi, Paraíso, Iapar 59, Rubi, Topázio, Catuai Vermelho AC 44 e Catuai Vermelho IAC 81, todas recomendadas pelo Instituto.
 
Para o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, a distribuição das sementes faz parte de um amplo programa desenvolvido pela Seag e parceiros. “A renovação das lavouras de café está entre os itens prioritários em nosso planejamento e estamos trabalhando para que os produtores possam ter acesso às melhores variedades e à toda assistência necessária”, disse.
 
“Esta distribuição vem para atender a demanda dos municípios que estão com lavouras de arábica mais antigas e necessitam ser renovadas para a obtenção de grãos com mais qualidade. Com estas sementes serão renovados 1,800 hectares de lavoura”, destacou a pesquisadora do Incaper/Embrapa, Maria Amélia Gava Ferrão.
 
Em 2008 o programa distribuiu 2.200 quilos, em 2009 foram 4.500 quilos de sementes, em 2010 o programa distribuiu 3 mil quilos e em 2011 foram entregues 3.800 quilos.
 
Programa ‘Renovar Arábica’ – O programa abrange 49 municípios, que ocupam uma área de aproximadamente 190 mil hectares em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar e está inserido no Programa de Cafeicultura Sustentável, baseado no Novo Pedeag
 
Dentre as metas estão: a renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica com variedades recomendadas e com a utilização de boas práticas agrícolas; a ampliação da cobertura florestal em áreas vulneráveis; a elevação da produtividade média da cafeicultura de arábica de 14,6 sacas beneficiadas/ha para 22,6 sacas; o aumento da produção que se encontra nos últimos cinco anos, entre 2 a 2,8 milhões de sacas, para 4 milhões de sacas, sem aumentar a área plantada.
 
Em três anos, 10% do parque cafeeiro do Estado foi renovado, usando boas prática agrícolas, adotando tecnologias mais modernas e maior adensamento das lavouras. Isso culminou em um aumento de 35% da produção e 30% da produtividade sem aumentar a área plantada.
 
Além disso, a ampliação da produção de café superior de 300 mil sacas, para 1 milhão de sacas por ano; a implantação de salas de provas de café arábica em todos os municípios; e a ampliação da exportação de café com valor agregado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.