O mercado de café esta semana teve uma semana agitada onde os bearsh mandaram quase o tempo dos pregoes o que já vinha acontecendo desde o topo de 308,9 em seu recuo de merca do.
No final do pregão da quinta feira ultima passada o mercado começou uma reação onde do fundo da quinta ao topo na ultima sexta feira tivemos mais de 2.000 pontos, uma força no mercado já não viam os há um mês.
No ultimo artigo semanal que faço expus duas possibilidades de direção do mercado onde tínhamos uma de queda e uma alta, na realidade tivemos as duas na semana, e fechamos a semana forte para cima.
Na minha humilde opinião não acredita que íamos romper para baixo, mas errei houve o rompimento, tivemos um fundo novo o que estava me deixando depressivo por estar arriscando na ponta contraria e acreditando nela. O rompimento de 254,05 cents de dólar por libra peso foi um falso rompimento para alegria geral da nação e o mercado passou a reagir deste ponto. Onde fechou a semana em 270,95 cents de dólar por libra peso acima dos 270,00 e acima da semana passada, e deixando no semanal um belo martelo no fundo.
O mercado se descolou da macro economia, que durante a semana podíamos escolher em noticias muito ruins, ruins ou pouco ruins, mas noticias animadoras realmente nada.
Ao se descolar da macro economia o mercado volta a colar no fundamental, onde os estoques baixos e demanda crescente ainda é o cenário principal da nossa commodities querida o café.
No seminário desta semana Coffee Diner, que houve esta semana no Brasil algumas palestras expostas pelo site da Cecafé, lógico que para mim que sou pobre mortal, não para os convidados, alguma coisa chama a atenção:
1- Ainda temos baixos estoques.
2- A demanda continua alta.
3- O mercado precisa de novos investimentos e/ou investidores.
Alguns analistas que tiveram neste encontro tiveram a coragem de dar à cara a tapa dizendo que o mercado já viu seu topo e não veremos mais preços acima do que tivemos em 308,9 cents de dólar por libra peso, realmente me parece que estes operadores não entenderam que as crenças e convicções são grandes armadilhas em um mercado alucinante como o nosso.
Pode ser que o mercado já tenha visto seu topo, quem sou eu para duvidar disso ou discordar, mas afirmar num mercado que esta com estoque baixíssimo, e de baixíssima qualidade com um fundamentalismo deste realmente me parece inconseqüência.
O fato é que o mercado voltou a subir e o teste de topo é o que teremos nestes próximos dias, onde teremos o vencimento das opções e no final do mês o encerramento do mês da posição julho na bolsa de Nova Iorque, e trará um rali de recompra, pois os operadores são feitos do mesmo material, carne e osso, onde quem acertou a venda vai colocar lucro dentro de casa, e quem esta líquido vai querer participar deste teste de topo.
Os fundos aumentaram suas posições no relatório que saiu na ultima sexta feira, mas como este relatório seria em cima de uma posição feita na ultima terça feira, e o mercado resolveu a andar na quinta um novo relatório que sairá nesta próxima sexta feira dia 10/6/2011 devera vir com posições ainda maiores.
Vamos aguardar os acontecimentos o mercado esta muito volátil, os produtores reticentes em suas vendas e o mercado seco por mercadoria, aliado a isso temos o inverno chegando.
Tecnicamente o gráfico semanal mostrou sua força e o próximo movimento tem como alvo em 293,00 cents de dólar por libra peso onde existe a possibilidade de um pit sop do mercado.
Boa semana a todos e fiquem com Deus.
Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com