Demanda eleva açúcar em 1,8%

04/06/2011 
  
Ana Conceição – O Estado de S.Paulo


Os preços do açúcar voltaram a subir em Nova York, apesar de mais uma estimativa indicar que a safra 2011/12 registrará um grande excedente do produto. Analistas atribuíram a valorização às compras feitas em antecipação ao Ramadã, mês sagrado muçulmano. O atraso no processamento da safra brasileira também tem influenciado o mercado. O contrato julho subiu 1,83%, para 23,95 centavos de dólar por libra-peso. Na sexta-feira, a trading britânica Czarnikow estimou que o ciclo 2011/12 deverá ter um excedente de 10,3 milhões de toneladas entre produção e consumo de açúcar. Há duas semanas, o banco Macquarie previu superávit de 6,5 milhões de toneladas.


O mercado do café arábica também registrou alta em Nova York. O contrato julho disparou 3,71%, para 270,95 centavos de dólar por libra-peso. Não houve um motivo específico para alta tão expressiva. Corretores da bolsa disseram que o preço havia caído de forma exagerada recentemente e que, por isso, houve uma recuperação.


Em Chicago, os preços da soja voltaram a subir por conta dos problemas que os produtores dos Estados Unidos enfrentam para plantar a oleaginosa. Além da preocupação com o grande atraso no cultivo por causa do excesso de chuvas, os participantes do mercado já começam a especular sobre uma redução na produtividade média das lavouras americanas.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.