Chuvas abundantes em SP favorecem cultivo de milho, de soja e de café
O predomínio de tempo chuvoso nos últimos dias em grande parte das regiões agrícolas paulistas favoreceu o desenvolvimento adequado da safra de verão e das principais culturas da época, como o milho, a soja e o café.
O volume de precipitação oscilou entre 15 e 75 mm, o que manteve as elevadas reservas de umidade no solo para o desenvolvimento vegetativo do milho, da soja, do sorgo, do algodão e do amendoim, além de outras culturas da safra de verão.
O tempo úmido ainda beneficiou o crescimento da cana-de-açúcar da região de Ribeirão Preto e de Tietê (Nordeste), a laranja e o limão de Matão (Centro), o café de Mococa e Franca (Nordeste) e as seringueiras e as pastagens de Votuporanga (Noroeste).
Por outro lado, a região de Araraquara vem recebendo chuva abaixo da média histórica desde o mês de novembro (volume acumulado em dezembro abaixo de 20 mm), o que poderá comprometer o desenvolvimento adequado da safra de citros.
Neste início de semana, uma massa de ar seco de origem polar deixará o tempo estável e com pouca nebulosidade em grande parte do estado, o que favorecerá as práticas de colheita das frutíferas da época, incluindo a manga, o figo, a uva e o pêssego.