TORREFAÇÃO – Café Bom Dia implanta boas práticas e sustentabilidade em sua produção

Maiores desafios do brasil, a gestão de resíduos virou lei. Algumas companhias que saíram na frente e criaram projetos que aliam sustentabilidade econômica e social este é o caso do Café Bom Dia.

3 de abril de 2011 | Sem comentários Consumo Torrefação

O Café Bom Dia


Obter rentabilidade e contribuir para o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade, em princípio, não parecem ser ações convergentes. Mas a mineira Café Bom Dia provou que as duas práticas podem caminhar juntas ao obter bons resultados com a implantação do selo Fair Trade.


O selo internacional certifica toda a cadeia produtiva, desde as associações de pequenos produtores até o atacadista. O café com essa certificação costuma ser cotado entre 60% e 100% acima dos produtos convencionais. Para consegui-lo, o produtor deve preencher requisitos como ser de pequeno porte, usar apenas mão de obra familiar e estar engajado em projetos de inclusão social em suas comunidades.


A produção precisa ter um baixo nível de utilização de agrotóxicos e não pode fazer uso de transgênicos. Todos ganham, diz Sydney Marques de Paiva, presidente da Café Bom Dia. Em sua visão, o produtor é educado sobre as questões ambientais e de qualidade e ainda ganha um prêmio por isso.


A indústria passa a trabalhar com um produto com maior valor agregado. O consumidor ganha um produto fabricado com preocupações ambientais. Para Paiva, aos poucos o consumidor brasileiro está começando a perceber e dar mais valor a empresas que possuem essa preocupação.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.