Mecanização da colheita do café diminui custos com a lavoura

Mecanização diminui custos com a lavoura, além de tornar a colheita mais uniforme e conseguir adequar o ritmo à pós-colheita, reduzindo prejuízos

Juliana Royo


A mecanização da colheita do café já é uma realidade em muitos cafezais do Brasil. Os benefícios ficam cada vez mais evidentes e até os pequenos produtores estão começando a aderir ao sistema. A mecanização mantém um padrão de colheita, que faz com que ela seja mais uniforme e evite prejuízos. Além disso, as máquinas permitem que o produtor consiga adequar o ritmo da colheita ao da pós-colheita, o que trás benefícios financeiros e reduz os desperdícios.


Até o fator econômico virou uma vantagem da colheita mecanizada. O custo mais baixo é um dos principais benefícios, já que os produtores estão se organizando para dividirem o uso dos equipamentos e a mão-de-obra especializada em colher os grãos de café é cada vez mais escassa e, justamente por isso, ficou mais cara.


A prática do aluguel de máquinas está ficando mais comum, permitindo com que os agricultores utilizem a mecanização sem precisarem pagar um alto preço por ela. É possível também dividir o preço do equipamento entre integrantes de uma associação, combinando as datas para a utilização do maquinário em cada lavoura.


— A mecanização trás muitos benefícios hoje para o cafeicultor. A mão-de-obra especializada está muito cara e hoje é muito comum a prestação de serviço dos equipamentos. Um grande produtor aluga a máquina em um período em que ela esteja sendo subutilizada e isso viabiliza a mecanização para os pequenos cafeicultores. Hoje, o custo da colheita mecanizada é muito menor — ressalta Robson Zofoli, diretor comercial da Jacto.


Os cafeicultores devem tomar alguns cuidados para adequar o cafezal às necessidades da mecanização. É importante prestar atenção ao espaçamento, que deve ter o tamanho necessário para que a máquina consiga transitar tranquilamente na lavoura.


Fonte: Portal Dia de Campo


Comentários:


Fábio Gonçalves.


A mecanização na agricultura é um caminho sem volta, com o avanço da tecnologia e a diminuição de custos o setor agrícola criará muitos negócios..
 Infelizmente essas ações gerarão também problemas ao setor, pois com a falta de conscientização e de investimentos em segurança,e aprimoramento técnico profissional dos operadores das máquinas os altos índices de vítimas e invalidados subirão na mesma proporção dos lucros. 
 
Sms Nebulizadores ltda 
Fábio Gonçalves
Paraguassu – MG

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.