Inauguração do complexo industrial da Cooxupé e entrega do Título de Honra ao Mérito
Sobre a pavimentação no Sul do Estado.
A pavimentação das estradas estaduais no Sul de Minas Gerais segue dois critérios. Primeiro, o chamado Proacesso, aqueles municípios que ainda não tem ligação asfáltica completa, a maioria já está pronta e outros estão em obras. E temos o ProMG, que está em funcionamento, que é a manutenção da qualidade dessas estradas pelo Sul do Estado. Estamos tentando aumentar esse programa para outras regiões mineira também, especialmente, a região Norte, que ainda não tem o ProMG.
A questão do Fundo Estadual do Café?
O Fundo Estadual do Café será concebido e colocado no orçamento apresentado à Assembleia em 2011, para vigorar já em 2012, conforme nos comprometemos.
A importância dessa inauguração, dessa obra, para a economia do Estado.
Bem, em primeiro lugar, a economia do Estado vai, felizmente, muito bem. Tivemos um PIB anunciado o maior do Brasil, maior até do que o da China, 10,9%. Participação efetiva da indústria do café nesse PIB. A economia está forte, pujante. E é claro que essa grande instalação que está sendo inaugurada nessa data vai colaborar muito para a economia. A Cooxupé já é uma potência econômica, vai se fortalecer ainda mais. E o café está vivendo um momento de ouro na economia internacional. O valor está alto e por isso mesmo vamos continuar trabalhando integrados para que continue funcionando bem.
E, efetivamente, o Fundo Estadual do Café, governador. O que já foi feito, o que está sendo feito para que ele saia dos seus projetos de campanha?
O Fundo, como acabei de responder, será incluído no orçamento para o ano de 2012. Vai ser apresentado à Assembleia no mês de setembro e vigorará partir de primeiro de janeiro do ano que vem para o orçamento do próximo ano.
Qual o posicionamento do Governo do Estado de Minas com relação ao novo Código Florestal?
É uma questão parlamentar. Estamos acompanhando, agora, trata-se de matéria exclusiva de competência do Congresso nacional. A posição o Governo de Minas sempre foi de muito equilíbrio. Temos que ter a proteção à atividade econômica e ao mesmo tempo, é claro, a proteção à questão da sustentabilidade. Tenho certeza que os parlamentares chegarão a esse ponto de equilíbrio.
Governador, e a importância de reduzir custos para os produtores rurais?
É muito importante. Essa redução se dá em várias frentes. Aumento da produtividade, o projeto Certifica Minas, da Secretaria da Agricultura, refere-se a isso. E, ao mesmo tempo, é claro, a redução do chamado Custo Brasil. Obras de infraestrutura, ferrovias, questão de exportação, dos portos e também encargos. Tudo isso faz o Custo Brasil e quanto mais reduzido, teremos mais condições. Inclusive a questão cambial, outro tema que é tema da política econômica nacional, porque o valor do dólar, hoje, inibe um pouco as exportações brasileiras.
Sobre a Cooxupé
A Cooxupé é uma verdade potência econômica. A maior exportadora da área do café do Brasil, do mundo, e ficamos muito orgulhos de ter em Minas Gerais a sede dessa importante cooperativa, que leva riqueza, que leva trabalho e oportunidades a tantos brasileiros e a tantos mineiros. Essa nova instalação, portanto, é o reconhecimento expressivo da força da Cooxupé.
E a homenagem recebida aqui hoje? A sensação de mais uma vez ser homenageado em Guaxupé?
Muito honrado. Guaxupé é uma cidade muito querida, pela qual tenho muito apreço e carinho. Fico muito satisfeito, até pelo apoio que recebi, a confiança, aqui em Guaxupé. E esse título é mais um estímulo para nós, que vamos ter sempre um carinho e um compromisso muito grande com essa terra querida.