Paranaense Felipe Oliveira, do café Lucca Cafés Especiais, foi o grande campeão do 10º Campeonato Brasileiro de Barista

23 de março de 2011 | Sem comentários Barista Consumo

O paranaense Felipe Oliveira, do café Lucca Cafés Especiais, foi o grande campeão do 10º Campeonato Brasileiro de Barista. Sua vitória foi divulgada na noite da última quinta-feira, dia 17 de março, pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB). Ele irá representar o país no Campeonato Mundial de Barista, que acontece em junho, na Colombia. Yara Castanho, do Octávio Café, e Bruno Ferreira ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. As competições ocorreram do dia 14 ao dia 17 de março, na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), onde participaram 28 profissionais de todo o Brasil.


Durante esses dias  aconteceram, em paralelo:


4º Campeonato Brasileiro de Latte Art – Um dos campeonatos mais famosos do CBB, o Latte Art é disputado por especialistas na arte de desenhar figuras com leite na superfície do café espresso. Felipe Oliveira (Lucca Cafés Especiais) , também foi o vencedor  deste ano. O paranaense irá representar o Brasil no mundial de Latte Art deste ano na Holanda.


4º Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits – Nesta competição, os baristas precisam preparar bebidas alcoólicas à base de café. Pelo terceiro ano consecutivo, o campeão foi o mixologista Marco De La Roche.


3º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters – Esta é uma prova de avaliação sensorial do café, destinada a provadores e classificadores profissionais. Em 2010, foi aberta a participação de baristas e apaixonados por café. A competição consiste em oito testes triangulares: de três xícaras, duas trazem o mesmo café, e o competidor deverá identificá-lo. De cada dupla competidora, ganha quem acertar o maior número de cafés. Pelo segundo ano consecutivo, a vencedora foi a classificadora de cafés Carolina Franco, do Lucca Cafés Especiais (PR), que na prova final acertou todas as oito trincas de café em 2 minutos e 35 segundos.



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.