No G-20, ministro da Coreia do Sul critica especulação com commodities

Para ele, reuniões têm avaliado com sucesso o risco de falhas em instituições financeiras, mas mais trabalho precisa ser feito

18 de fevereiro de 2011 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Agronegócio | 18/02/2011

Agência Estado Filipe Domingues


O grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20) deveria combater a especulação nos mercados de commodities para conter a elevação dos preços, disse nesta sexta, dia 18, o ministro de Estratégia e Finanças da Coreia do Sul, Yoon Jeung-hyun.


– Para estabilizar os preços das commodities, será necessário considerar medidas efetivas para regular derivativos – declarou Yoon em um seminário, nos bastidores do encontro de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G-20.


Yoon comentou que as reuniões do G-20 têm avaliado com sucesso o risco de que falhas em instituições financeiras individuais comprometam todo o sistema, mas mais trabalho precisa ser feito.


– No passado, fundos de hedge ou mercados de derivativos continuaram fora das fronteiras de regulação e supervisão. Mas agora fortalecemos a regulação e a supervisão sobre eles – disse Yoon, para quem a medida serve para evitar que o risco excessivo se espalhe ao longo do sistema.


As maiores economias do mundo agora precisam voltar sua atenção para os sistemas financeiros, desde mercados emergentes até aqueles de nações avançadas, disse Yoon a seus colegas. Ele acrescentou que ter regulações macroprudenciais no sistema bancário é “crucial” para o atual sistema monetário internacional, para conter a volatilidade. As informações são da Dow Jones.



 
AGÊNCIA ESTADO

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.