Londres, 15 fev 2011 (Prensa Latina) O consumo elevado de café e chá diminui o risco de formação de tumores no sistema nervoso, conclui um recente estudo que abarcou uma década com pacientes de 10 países europeus.
A European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition, centrada nos fatores de risco potenciais do câncer, incluiu ademais os resultados de vários enquetes sobre história médica dos participantes e seu estilo de vida, como dieta, exercício e tabaguismo.
Também teve em conta a informação alimentária completa de quase meio milhão de pessoas que não padeciam câncer.
Uns 350 pacientes apresentaram glioma, um conjunto de tumores cerebrais que provocam o 80 por cento dos câncers malignos nesse órgão nos adultos, e a outros 245 se lhes diagnosticou um benigno, o chamado meningioma, explicam os autores. Os que mais café ou chá consumiam eram um terço menos possíveis a desenvolver glioma, considerando fatores como a idade e o tabaguismo, destacam.
A julgamento dos especialistas, os resultados deste estudo incrementam a lista dos bons efeitos da ingestão dessas substâncias na prevenção de outros tipos de câncer, como o de ovário e de fígado.
Investigações prévias do Instituto Karolinska, da Suécia, concluíram que consumir pelo menos duas canecas ao dia de chá reduz o risco de câncer de ovário em um 46 por cento com respeito aos que não o tomam.