Governo dará subsídio a contrato de opção em SP

15 de fevereiro de 2011 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Valor Econômico

AGRONEGÓCIOS
15/02/2011
 
Governo dará subsídio a contrato de opção em SP
 
 
Fernando Taquari | De São Paulo


O governo do Estado de São Paulo assinou ontem decreto que prevê financiamento agropecuário para o contrato de opção negociado na BM&FBovespa. A parceria com a bolsa prevê que o governo custeará 50% do prêmio nos contratos de opção de milho, soja, café e boi gordo. O teto da subvenção por produtor será de R$ 24 mil.


O governo estadual destinará inicialmente R$ 6 milhões para o pagamento por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista. A operação ficará a cargo do Banco do Brasil, que deve firmar convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.


O presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, afirmou que a iniciativa vai possibilitar que o produtor proteja o preço de sua safra na bolsa. \”A parceria fará com que o produtor tenha mais uma oportunidade de aproveitar o cenário positivo para o agronegócio\”, disse.


Já o governador Geraldo Alckmin lembrou a parceria estabelecida com a BM&FBovespa, em 2002, quando foi feita uma subvenção de prêmios para pequenos agricultores. \”Agora renovamos essa parceria. Trata-se de um avanço na área\”, afirmou Alckimin.


O secretário de Agricultura, João de Almeida Sampaio Filho, disse que a ideia surgiu durante conversas com representantes da BM&FBovespa. No mercado de opções negocia-se o direito de comprar ou de vender um ativo por um preço fixo em uma data futura. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor.


Quando o produtor adquire o direito de exercer uma opção de venda, está se protegendo contra a queda do preço de sua safra. Ou seja, se o preço cair até o vencimento do contrato, ele pode optar pela venda pelo preço estipulado anteriormente. Agora, se o preço subir até o vencimento do contrato, o produtor entrega a mercadoria com a valorização.


Edemir Pinto ressaltou que as opções de produtos agropecuários registraram recorde na Bovespa em 2010, com 393.969 contratos negociados, bem acima dos 102.466 contratos de 2009.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.