As exportações de café de Uganda em janeiro recuaram 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 215.180 sacas, devido à queda da produtividade da principal safra, conforme informação da Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês).
A seca e os efeitos de pragas e doenças nas regiões central e leste do país, onde a colheita acaba de ser concluída, prejudicaram as lavouras, deixando produtores e traders com estoques mais baixos, segundo relatório da UCDA. \”O predomínio de pestes e doenças afetou a principal colheita, e as lavouras de robusta foram as mais afetadas\”, disse uma autoridade do orgão.
Autoridades atribuíram a maior incidência de pestes e doenças aos fracos métodos de cultivo, principalmente po r parte de pequenos produtores, que respondem pela maior parte da produção local. Uganda é o maior produtor do tipo robusta da África. O país exporta quase tudo na forma de grãos, principalmente para União Europeia, Estados Unidos e Ásia. As informações são da Dow Jones.