O Serviço Meteorológico Nacional do México informou que as geadas continuarão a ser observadas em algumas regiões do país, principalmente no \”Valle de México\”.
O Serviço Meteorológico Nacional do México informou que as geadas continuarão a ser observadas em algumas regiões do país, principalmente no \”Valle de México\”.
Em sua divulgação mais recente, o órgão apontou que além de geadas, a região deve sofrer com ventos de intensidade moderada a forte. Ao amanhecer as temperaturas podem atingir até 3ºC, mas manter, ao longo do dia, médias próximas de 11ºC. Uma das principais zonas cafeeiras do país, Veracruz, continuará tendo o predomínio de uma onda de uma frente fria. AS temperaturas baixas se concentram principalmente nas noites e madrugadas e as geadas ocorrem efetivamente nas zonas montanhosas, que contam com diversas lavouras cafeeiras.
Levantamentos sistêmicos sobre possíveis ondas de frio de médio prazo apontam que o ano novo deverá chegar com a entrada de uma nova frente, com um sistema de baixa pressão que deve se deslocar desde o centro-oeste dos Estados Unidos, combinando sua circulação com uma massa marítima, o que deverá puxar a frente para o interior do país.
O frio golpeou outras áreas de Veracruz. Em Córdoba, ao longo da noite deste domingo, os termômetros bateram em 8 graus e na zona de Coscomatepec e Huatusco, duas importantes áreas produtoras de café, as temperaturas atingiram 3 graus, com geadas. O diretor de Proteção Civil de Córdoba, Carlos Mendoza Aguila, disse que as temperaturas recuaram fortemente no período noturno e que, apesar das geadas, nenhuma pessoa teve de ser internada por conta do frio.
Em Coscomatepec as geadas afetaram as plantações de café, que poderão ter uma produção ainda mais baixa. Nas zonas altas, que registram a maioria das lavouras, as temperaturas bateram nos 3 graus. Caso o frio continue, a expectativa é de a região experimentar mais perdas. \”Quase não temos café e o café que está nas plantas está se queimando\”, disse Fortunato Hernández, cafeicultor local, que apontou que o frio impede um desenvolvimento normal do fruto e os grãos \”queimados\” passam a ter valores muito baixos no mercado. \”Estamos observando volumes baixos de produção e a geada veio a prejudicar ainda mais o cenário\”, disse o produtor, que sustentou que 20 cafeicultores de Coscomatepec perderão toda a produção de café nos próximos dias, caso mais uma ou dias geadas sejam observadas.
Em 2010, no mês de janeiro, o México foi assolado por várias ondas de geadas em zonas produtoras, que culminaram na quebra de safra e num volume bastante pequeno de café disponível, nesse que já foi um dos maiores países produtores do mundo.