Consumido com moderação, ele pode agir como estimulante cerebral
Consumido com moderação, ele pode agir como estimulante cerebral
O tradicional café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Muito já se pesquisou sobre ele e já se encontrou motivos para consumí-lo e para evitá-lo. Segundo a clínica geral e especialista em medicina anti aging, Sylvana Braga, no entanto, já se comprovou que, quando consumida com moderação, a bebida pode ser uma grande aliada da saúde combatendo a obesidade, a depressão e o distúrbio de déficit de atenção.
A especialista explica que, para quem quer perder peso, o consumo regular é bastante indicado, pois ele possui substâncias que auxiliam o corpo a se regularizar.
— O café é rico em cafeína, o que o gabarita como um agente acelerador do metabolismo basal e, por isso, ele auxilia no combate à obesidade — afirma Sylvana.
Segundo ela, o consumo de alimentos e bebidas que acelerem o metabolismo são importantes para quem está fazendo uma dieta, pois elas auxiliam o organismo a eliminar toxinas com mais facilidade.
Para quem gosta da bebida, a especialista em medicina preventiva aconselha não exagerar no consumo.
— Para termos acesso a todos os benefícios do café, o ideal é consumirmos, no máximo, uma xícara grande, até 50mls, da bebida pela manhã e de duas a três xícaras pequenas durante o restante do dia — aconselha.
Combatendo o envelhecimento precoce
O Brasil é o segundo maior consumidor – e principal produtor – de café , só sendo superado pelos EUA. No país, existem 195 tipos de café tradicional, 78 tipos de café superior e 103 de café gourmet.
Mesmo diante de tamanha variedade e possibilidades, Sylvana afirma que todas as variantes da bebida são ricas em zinco, magnésio, ferro, proteínas, aminoácidos e uma substância denominada quinídeo, produto da torra, ou borra, que é um \”excelente antioxidante\”.
— Os antioxidantes combatem os radicais livres do sangue, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, e atuam como agentes de prevenção à obesidade, doenças degenerativas e cânceres em geral — destaca.
Mais concentração nos estudos
Sylvana lembra ainda que em São Paulo, existe um trabalho em andamento em algumas escolas estaduais nas quais é oferecido café às crianças antes do início das aulas.
— Nestas escolas, segundo dados oficiais, houve uma melhora no índice das notas, no desempenho escolar, na concentração, comprovando os benefícios da cafeína para o desempenho dos estudantes — aponta.
— O café, através da cafeína, é um estimulante cerebral. Ele auxilia na concentração, combate a ansiedade e o desempenho escolar. Há muitos anos, prescrevemos cafeína formulada para os casos de distúrbios de déficit de atenção em graus variados — ressalta.
BEM-ESTAR