Café de Angola tema de debate

11 de novembro de 2010 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção
Por: Jornal de Angola


Joaquim Suami|Cairo – 10 de Novembro, 2010   
 
O café de Angola já foi apreciado em muitos países no passado



A Embaixada de Angola na República Árabe do Egipto promoveu ontem, na cidade do Cairo, uma conferência sobre a produção do café angolano, enquadrada nas actividades comemorativas dos 35 anos da Independência Nacional, que amanhã se assinala.

A conferência, que contou com a presença dos investidores egípcios, comerciantes de café e do Ministério da Indústria e Comércio, da Agricultura, da Cooperação Internacional e dos Negócios Estrangeiros, visou, fundamentalmente, divulgar junto dos presentes a qualidade, circulação, condições de comercialização e importação do café robusta e arábica produzido em Angola.
O responsável comercial e económico da Embaixada de Angola no Egipto, António Maria dos Santos, acredita que com a realização da conferência sobre a produção do café angolano, muitos empresários angolanos e egípcios vão saber aproveitar da melhor maneira, na sua condição de africanos e no espírito da cooperação “Sul-Sul”, para estabelecerem as bases economicamente vantajosas para ambos os lados.
O engenheiro José Cassule, do Instituto Nacional do Café, que fez a apresentação das potencialidades do café angolano, referiu esperar que, com a realização do evento, surjam muitos contactos entre os empresários do ramo, de Angola e do Egipto, porque existe interesse por parte dos homens de negócios egípcios em investirem neste sector. “Uma vez que grande parte da comunidade egípcia não sabia que Angola produzia café, conseguimos transmitir a mensagem aos presentes, quanto às potencialidades do café angolano. Depois da apresentação, demonstração e prova, estão surpreendidos e interessados na importação do nosso café”, disse.  A assistente do ministro das Relações Exteriores para África, Mona Omar, referiu que a conferência foi positiva para os exportadores e importadores de café egípcios, por ter sido a primeira oportunidade deles terem uma ideia sobre o café angolano, dos tipos de café e das formas de importarem o “bago vermelho”. Mohamed Safwat, director-geral de vendas da empresa Egiptian American Paint e Coatings, realçou que a Embaixada de Angola tem feito um grande esforço no estabelecimento das relações comerciais entre os dois países e na realização da conferência do café.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.