Projeto do Sebrae-MG mostra como competir no mercado de cafés especiais
Conhecer as demandas da indústria, as características de cada lote de café e divulgar a qualidade do produto, evidenciando origem e história. É assim que os produtores do café da região das Matas de Minas deverão agir para conquistar o mercado de cafés especiais.
De acordo com estudos, análises de mercado e entrevistas a compradores de café nacionais e internacionais, o Sebrae-MG, comprovou que o consumo de cafés especiais está em crescimento.
Para que os produtores do café das Matas de Minas conquistem uma fatia desse mercado, o Sebrae-MG desenvolve o projeto Foco Competitivo, que vai construir em conjunto com os produtores da região estratégias e ações para melhorar qualidade, comercialização, identidade e governança.
“Os números mostram que competir no segmento de cafés especiais, chamado nesse projeto de Xícara Diferenciada, é vantajoso para o produtor. Esse mercado compra volumes expressivos e contribui para a melhoria da imagem da região, que devera ser reconhecida como produtora de cafés que possuem qualidade e origem”, afirma Cláudio Wagner, analista do Sebrae-MG.
De acordo com o analista do Sebrae-MG, Rogério Galuppo, o consumidor moderno se interessa pela história da região, meio ambiente, cultura e pessoas. “O cliente quer uma experiência única, exclusiva e personalizada. Verificamos em nossa pesquisa, que o mercado não sabe que produzimos cafés de qualidade. Nosso projeto quer mudar essa realidade”, conclui Galuppo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-MG – em 19/10/2010