Nicarágua: A colheita do café será segura

23/10/2010 10:10:13 – La Prensa – Nicarágua
 


Estima-se que a atividade cafeeira gera 100 mil empregos permanentes, temporários e 200 000 50 000 empregos indiretos.


Canales Gisella, Luis Eduardo Martínez e Mabel Calero


A colheita do café 2010-2011, que vai deixar cerca de 1,7 milhões de bushels, terá uma melhor protecção contra as Forças Armadas no ciclo anterior.


O plano operacional a partir da próxima semana, explicou o major-general do Exército da Nicarágua, Oscar Balladares, e vai decorrer até Março do próximo ano.


O plano inclui patrulhas permanentes, tanto em veículos motorizados e, retentores, transferência de estoque e de protecção das instalações de armazenamento e benefícios.


Balladares explicou que para este plano operacional, o Exército tem \”inicialmente\” para 1,510 tropas, 72 de transporte terrestre, três comunicações, transportes aéreos e 195.


\”Até agora temos analisado com a polícia em nossos arquivos e entre aproximadamente 80 e 100 infratores, cerca de 18 café expressões organizadas nos territórios\”, disse Balladares.


O envio de tropas começará em 25 de outubro e termina em 31 deste mês. Entre 01 de novembro de 2010 e 28 de fevereiro de 2011 fará o trabalho de proteção, e entre 1 e 15 de março de 2011 será uma outra exposição, disse o Brigadeiro General Bayardo Rodríguez.EL PRINCIPAL COMPONENT


Juan Ramón Obregón, secretário executivo da Comissão Nacional de café (Conacafé), salientou a importância de salvaguardar a produção da safra de café, porque o café é o principal produto de exportação do país.


Durante a safra 2009-2010, segundo ele, deixou 2,1 milhões de quintais de café a um preço médio de 149,48 dólares o quintal, o que representa uma contribuição de cerca de 313,9 milhões dólares EUA para a renda do país.


Para a proteção de centros de recolha, os benefícios e os produtores durante este ciclo é um pouco menos de 1.500 soldados mobilizados, foram utilizadas 68 viaturas e três helicópteros. Receitas provenientes desta operação foi detido 33 pessoas e apreendeu 34 armas. 1,499 foram feitas visitas a produtores, 246 proteção direta para eles e 752 transferências de valores, a soma total de 518,5 milhões de salários por córdobas.INCONFORMIDAD LEGISLAÇÃO


Café legislação sobre o salário, que entra em vigor em 01 de novembro, violaram acordos assinados anteriormente o café com representantes de alguns órgãos do governo, incluindo o Ministério do Trabalho (MITRAB) e organizações de produtores e trabalhadores, dizem produtores de café Matagalpa.


Frank Spear Terceiro, presidente da Associação dos Cafeicultores de Matagalpa (Asocafemat), disse que \”este é o começo do fim do café e da iniciativa privada na Nicarágua\”.


\”Eu apenas consultado três ou quatro representantes dizem que são o café ea cana, em geral (do Exército) ou qualquer outra coisa, sem saber entrar e aprovar nada\”, disse ele.


\”Dificilmente vamos que a produção cair, o que se está agora a apenas contratar os cortadores mais eficiente\”, disse por sua parte o agricultor Frank Spears Monge, dizendo \”espero baixar o preço da lata, quando os preços caem internacional do café. \”


Os agricultores manifestaram a sua insatisfação, porque o Ministério do Trabalho aplicou o pagamento ao cortador, na medida do possível, e não como meio, como tem sido habitual no Pacífico.


\”O café Carazo não é o mesmo no norte, você pode conversar com o agricultor e não entende, aqui é desconhecida produção também pode Norte não se compara ao Pacífico, aqui nós trabalhamos com as unhas\” agricultor, disse Luis Martínez.Ver nas páginas de impressão: B 4

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.