Cafeicultores capixabas participam de seminário sobre cooperativismo

23 de outubro de 2010 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Cafeicultores capixabas participam de seminário sobre cooperativismo Cerca de 300 profissionais cooperados do setor do agronegócio cafeeiro participaram do ‘Seminário Estadual das Cooperativas de Cafeicultores’, realizado nesta quinta-feira (21), em Nova Almeida, na Serra. O encontro, que teve como tema ‘Agregação de valor à cafeicultura Capixaba’, ofereceu aos cooperados informações do trabalho de integração das cooperativas.


A palestra do secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, teve como tema ‘Cooperativismo e Agronegócio – fator chave para o desenvolvimento do produtor rural’. Nela, o secretário falou sobre a importância dos produtores estarem organizados em cooperativa para agregar valor ao produto capixaba e enfrentar o mercado nacional e internacional.


“A essência do cooperativismo está na educação, treinamento, informação, gestão e o intercoorporativismo – cooperação entre as cooperativas – essas são as chaves para a melhoria do produto final. Os produtores capixabas têm que estar reunidos para enfrentar o mercado. Isso vai trazer renda melhor para si e para suas regiões”, afirmou Enio Bergoli.


Para o produtor Pedro Carnielli, da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo, o trabalho em conjunto ajuda a enfrentar os desafios. “Nós temos que ver a cooperativa como um negócio, porque isso vai nos motivar e criar um ambiente favorável para vencermos desafios do mercado”, disse.


O seminário abordou experiências do ramo agropecuário de outros estados, a fim de buscar alternativas para novos negócios; apontar novas possibilidades para o cooperativismo; incentivar a diversificação na produção; e realizar o intercâmbio de conhecimentos técnicos ligados à produção, distribuição e comercialização dos produtos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.