Illycaffè classifica cafés do norte do PR entre os melhores do Brasil

12 de outubro de 2010 | Sem comentários Cafés Especiais Produção

Aprovação de amostras de café em processos rigorosos de seleção comprova, mais uma vez, que a região produz bebida de alta qualidade; conquista é resultado das ações do Programa cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná


Três amostras de cafés produzidos por três cafeicultores associados à Associação de cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) estão entre os 50 finalistas do 20º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do café para Espresso. Essas 50 amostras representam os melhores cafés do Brasil.


O Prêmio, realizado pela Porto de Santos Comércio e Exportação e pela torrefadora italiana Illycaffè, objetiva incentivar o cafeicultor brasileiro a produzir cafés de alta qualidade e identificar os melhores fornecedores de cafés especiais do País. A Porto de Santos é o agente comercial e exportador exclusivo da Illycaffè no Brasil. A entrega da premiação aos 50 finalistas ocorrerá no dia 18 de março de 2011.


Cada amostra participante do concurso contém 1.300 gramas de café beneficiado. Os lotes inscritos e aprovados pela Comissão Julgadora do Prêmio podem ser comercializados pelos produtores, caso haja interesse. Os produtores paranaenses associados da ACENPP optaram por comercializarem os cafés aprovados no concurso para a Illycaffè.


O produtor Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, da Fazenda Califórnia, localizada no município de Jacarezinho, é um dos cafeicultores ligados à ACENPP que participa do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do café e está comercializando café para a torrefadora italiana. Para ele, essa conquista afirma a alta qualidade dos cafés produzidos no norte pioneiro do Paraná.


\”O relacionamento com a Illycaffè mostra que realmente nosso café está entre os melhores do País e que o café especial é muito valorizado pelo mercado. Essa e outras conquistas confirmam o trabalho desenvolvido pela ACENPP e pelo Programa cafés Especiais, e tendem a estimular que mais produtores apostem na produção de cafés de qualidade\”, avalia Saldanha Rodrigues.


Cornélia Gamerschlag, produtora de café da Fazenda Palmeira, no município de Santa Mariana, conta que foram membros da própria ACENPP que incentivaram o envio de amostras para a Illycaffè. \”Ter um café aprovado pela Illy é o sonho de todo produtor. A classificação foi uma surpresa. Devido às boas condições climáticas, essa última safra rendeu bons produtos, então a concorrência foi ainda maior. Nosso desafio e compromisso agora é manter esse padrão de qualidade e contribuir para que o norte pioneiro do Paraná seja cada vez mais reconhecido como zona produtora de cafés de excelente qualidade\”, afirma a cafeicultora.


A Illycaffè é reconhecida por chefs, gourmets, personalidades e consumidores de todo o mundo pela excelência de seu café espresso. O café de origem da região norte pioneiro do Paraná irá compor o blend comercializado pela torrefadora italiana destinado a hotéis, restaurantes, cafeterias e também ao consumo doméstico e em escritórios. O café da marca Illycaffè é comercializado em 140 países, alcançando os cinco continentes, e é servido em mais de 50 mil cafeterias, totalizando, uma média de seis milhões de xícaras por dia.


A constituição da ACENPP é resultado do Programa cafés Especiais do Norte do Paraná, uma articulação do Sebrae/PR e outros parceiros que visa, entre outros objetivos, proporcionar melhores condições de produção e negociação dos grãos.


O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do Programa cafés Especiais, Odemir Capello, pontua que a entidade vem incentivando que os cafeicultores do norte pioneiro: produzam cafés de qualidade, busquem certificações e invistam na melhoraria dos processos produtivos e de gestão das propriedades.


\”Todas as ações previstas no Projeto cafés Especiais visam adicionar mais valor à produção. O fato dos cafeicultores estarem organizados numa associação, dedicarem-se à produção de cafés especiais e demonstrarem interesse em tornar a cafeicultura uma atividade cada vez mais profissional e rentável, gera credibilidade no mercado e atrai excelentes oportunidades, como essa\”, destaca.


cafés de alta qualidade


Nelson Carvalhaes, diretor da Porto de Santos Comércio e Exportação, conta que vem há mais de 20 anos comprando cafés finos cultivados em todo o Brasil. Nesse período, segundo ele, o incremento de comercialização foi superior a dois mil por cento. \”Nosso processo de análise de cafés é muito severo. Uma vez aprovado ou não nesses processos, entramos em contato com o produtor para comprar o café ou orientar o produtor a proceder melhorias em seus processos. Ao adquirirmos o café, pagamos um preço justo\”, informa.


Os três produtores da ACENPP que fecharam a negociação farão parte do Clube Illy do café, programa de fidelização de fornecedores brasileiros, no qual são desenvolvidas atividades como encontros, palestras e reuniões para troca de informações.


\”O café de alta qualidade depende muito da determinação do produtor em querer produzi-lo e vendê-lo para Illycaffè. O mercado de cafés especiais vem crescendo bem acima que o de commodity, nos últimos dois anos. O mundo todo descobriu que o Brasil tem cafés de alta qualidade\”, assinala Nelson Carvalhaes.


O diretor da Porto de Santos lembra que a campanha de compras da exportadora inicia, normalmente, em junho e segue até outubro. Segundo o dirigente, há anos, em que são adquiridas mais de 200 mil sacas de café. Desde a criação da Porto de Santos, em 1987, até hoje foram comercializadas mais de 2 milhões de sacas de 60 quilos de cafés selecionados.


O período de inscrições e entrega das amostras foi de 14 de junho a 22 de setembro. Todas as amostras inscritas seguiram os seguintes critérios: eram representativas de um lote mínimo de 100 sacas e máximo de 600 sacas; da espécie Coffea arábica; preparadas por via seca, o chamado café natural, ou por via úmida, o conhecido cereja descascado; do tipo 3 para melhor (com no máximo 12 defeitos); bom aspecto dos grãos, boa seca, teor de umidade máximo de 11%, da peneira 16 e acima, com vazamento de 2% e com bebida fina.


ACENPP


A ACENPP foi fundada em 25 de março de 2008 para atender aos objetivos do Programa cafés Especiais do Norte do Paraná. No ano passado, os 109 associados da ACENPP produziram 58 mil sacas de café e exportaram seis mil delas. A sede da Associação fica em Santo Antônio da Platina, no Paraná.


Programa cafés Especiais


O Programa cafés Especiais do Norte do Paraná surgiu em 2006 e resulta da articulação do Sebrae/PR, Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Foi desenvolvido para estimular a produção de cafés com atributos únicos, divulgar o nome da região como área tradicional na produção de cafés de excelente qualidade e organizar os cafeicultores de forma a proporcionar melhores condições de produção e comercialização dos grãos por meio do associativismo, técnicas de gestão de propriedades, certificação, inovação tecnológica e marca territorial.


Assessoria de imprensa da Associação de cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP).



 


Fonte:   Agrolink

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.