Embrapa Café participa da ASIC 2010
Seg, 04 de Outubro de 2010 15:53
Os pesquisadores Luiz Filipe Protásio e Mirian Maluf irão participar da 23ª Conferência Internacional de Ciência do Café – ASIC 2010, de 3 a 8 de outubro, em Bali, na Indonésia. Para esta edição, quatro trabalhos da Embrapa Café foram selecionados para apresentação, sendo três para apresentação oral e um no formato de pôster. “Os estudos envolvem análise bioquímica de diterpenos (qualidade); mapemanto fisico e genético de cafeeiros, incluindo o mapeamento para gene de resistência a ferrugem e análise funcional de genes transportadores de Boro, também envolvidos em qualidade e resposta a estresse abióticos”, explica Luiz Filipe. Os parceiros são IAPAR, CIRAD, UFV, contando com apoio do Consorcio Pesquisa Café, FINEP e Embrapa .
Outra pesquisa a ser apresentada são os resultados preliminares sobre o estudo de identificação de marcadores funcionais, do tipo EST-SSR, associados com a resistência ao bicho-mineiro, realizado em parceria com o IAC. “A importância desse trabalho é que, até o momento, não existem marcadores para seleção desta característica”, diz Mirian Maluf.
Segundo a gerente-geral da Embrapa Café, Mirian Eira, a participação na ASIC é importante para divulgar internacionalmente o trabalho de pesquisa realizado tanto na Unidade como no Consórcio Pesquisa Café. “Além disso, é uma excelente oportunidade para que possamos trocar informações com outras instituições internacionais de pesquisa e estabelecer parcerias internacionais em estudos similares. Também é importante no sentido de se verificar o desenvolvimento científico atual e as tendências mundiais e reavaliar, caso necessário, as diretrizes de pesquisa que vêm sendo realizada no nosso País, líder científico mundial não só na produção e consumo mas também nos estudos científicos dessa cultura”.
Sobre o evento – A ASIC 2010, principal evento científico internacional relacionado com a pesquisa em café, irá apresentar as últimas descobertas no domínio da investigação científica e desenvolvimento tecnológico na área de café, como por exemplo as relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade do café, bem como a relação entre saúde e consumo de café. O evento vai oferecer programas intensos para a integração e networking entre os participantes, como visitas culturais às explorações agrícolas de pequenas propriedades arábica no altiplano Kintamani.
Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Site: http://www.embrapa.br/cafe
Fone: (61) 3448-4566
Serviço de Atendimento ao Cidadão: http://sac.sapc.embrapa.br