Ndalatando, 17/12 – A empresa privada de comércio “Maridores” investiu um milhão e 250 mil kwanzas na compra de 50 toneladas de café mabuba aos produtores da província do Kwanza-Norte, de Maio a Agosto último, no quadro do relançamento da actividade comercial, soube hoje a Angop.
Segundo o gerente da empresa, João Leitão, a compra foi efectuada nos municípios de Ambaca, Golungo-Alto, Gonguembo, Kikulungo e Banga.
A actividade corresponde a um programa do Governo que visa extrair da posse dos produtores o café armazenado há vários anos, bem como reactivar o circuito de comercialização rural.
A potenciação dos cafeicultores com meios monetários e bens essenciais, o estímulo ao cultivo do produto e a redução da pobreza são outros dos propósitos desta campanha de comercialização.
João Leitão informou ter iniciado, em Outubro último, uma segunda fase de comercilização de café, em que a Maridores está a investir um milhão 026 mil e 953 kwanzas. Esta etapa prevê a compra do cefé colhido, este ano, e o dos anos anteriores que ainda não tenha encontrado comprador.
O município de Bolongongo, localidade de maior produção cafeícola, está contemplado por esta segunda operação, garantiu o responsável.
O pagamento está a ser feito tanto a dinheiro como por permuta com bens alimentares, vestuário, utensílios domésticos e outros meios.
A Maridores é uma empresa de comércio geral, hotelaria e indústria, com sede em Ndalatando.