Pão de Açúcar adota Programa de Qualidade do Café

A rede Pão de Açúcar investe sistematicamente em serviços diferenciados e produtos de qualidade na área de cafés. A mais recente iniciativa da rede é a adoção do selo de qualidade da Associação Brasileira de Café (ABIC), parte integrante do Programa de Q

14 de dezembro de 2005 | Sem comentários Consumo Torrefação




















        A rede Pão de Açúcar investe sistematicamente em serviços diferenciados e produtos de qualidade na área de cafés. A mais recente iniciativa da rede é a adoção do selo de qualidade da Associação Brasileira de Café (ABIC), parte integrante do Programa de Qualidade do Café (PQC), criado pela entidade.


        Desde o início do mês, todos os fornecedores do Pão de Açúcar deverão ostentar a certificação PQC, o que garante aos clientes produtos da mais alta qualidade e excelência de sabor. As empresas que não possuem o certificado terão até seis meses para obter o símbolo. “A adoção do selo PQC é mais uma iniciativa para garantir aos consumidores da rede a máxima qualidade dos produtos oferecidos nas suas gôndolas”, afirma Marcio Milan, diretor comercial commodities da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), à qual pertence o Pão de Açúcar.


        O selo de qualidade ABIC é uma evolução em relação ao já conhecido selo de pureza, lançado há mais de 15 anos. Os produtos que ostentam o selo de qualidade ABIC possuem padrões de qualidade diferenciados. Entre os requisitos mínimos para a certificação, a ABIC exige que o produto atenda às exigências de qualidade global – como padrão de moagem, torrefação, aroma, sabor, corpo, bebida –, e que as empresas mantenham processos de produção de acordo com boas práticas de produção, o que significa excelência no atendimento às normas sanitárias, ambientais e trabalhistas.


        Para receber o selo, a empresa passa por uma minuciosa vistoria que inclui visita às instalações da fábrica e avaliação do produto em comparação com as normas técnicas. Estando de acordo com os padrões exigidos, o produto recebe o selo e passa por avaliações periódicas, incluindo novos testes e visitas, para manutenção das boas práticas.  O selo de qualidade não se aplica somente aos cafés de alta qualidade ou especiais. A certificação também atesta o sabor dos cafés tradicionais.    


        No mês de novembro, o selo PQC foi concedido ao Café Pão de Açúcar Expresso em Grãos. Esta certificação consolida o pioneirismo da rede, já que é a primeira vez que um café de marca própria do varejo brasileiro recebe essa qualificação. Atualmente, 25 empresas e 103 produtos são certificados com o selo PQC.


        Cafés Pão de Açúcar


        A adoção do selo faz parte do trabalho inovador que o Pão de Açúcar desenvolve para a categoria de cafés. Para aprimorar ainda mais o serviço prestado aos clientes, o Pão de Açúcar capacitou 40 atendentes com um treinamento voltado especificamente ao café. Além de receber informações teóricas, o grupo conheceu na prática os segredos da bebida, visitando diversas fazendas cafeeiras. Nessas viagens, os atendentes conheceram de perto os diferentes tipos de grãos e solos, e todas as etapas do processo de produção de um bom café: da seleção de mudas, monitoramento de pragas e colheita, até os procedimentos finais, como lavagem, separação de grãos, secagem, armazenagem e beneficiamento.


        Outro serviço pioneiro é a minindústria de café implantada na loja Pão de Açúcar Real Parque, em São Paulo, a primeira instalada em um supermercado brasileiro. Dedicada aos cafés de alta qualidade, a ilha oferece aos clientes a oportunidade de montar seu próprio blend, com cafés originados de fazendas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.


        Todo esse trabalho é acompanhado pela consultora de cafés da rede, a cafeóloga Eliana Relvas. Pioneiro na América do Sul, o Pão de Açúcar é a segunda loja no mundo a contar com a assessoria de uma especialista em cafés – somente a Hediard, de Paris, oferece esse tipo de serviço. Eliana Relvas é também coordenadora do Centro de Preparação do Café do Sindicato da Indústria do Café, e está à frente de outras atividades que promovem o café dentro da rede, como degustações e palestras aos clientes

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