Produção de café do México passa por uma crise profunda, alerta Instituto Econômico

México, 31 jul (Notimex) .- O Instituto da UNAM Investigaciones Económicas alertou que a atividade cafeeira nacional atravesa uma profunda crise, e que, após chegar a lugar Thethirdpillar como um produtor mundial, o México caiu para o nono lugar.

O perito do Instituto de Pesquisas Econômicas, AuroraCristina Martínez Morales, disse que após o terceiro país ocuparael nas exportações, diminuiu também a posición127 no período 1980-2009.

Ele explicou que a crise do café Agesta começou em 1989 quando o produto se tornou um dos produtos agrícolas lasprimeras lançado no mercado, Dela sob a política de desenvolvimento neoliberal.

\”Nos indicadores macro\”, disse ele coyunturadel perder peso no reajuste da agricultura e dos mercados mundiais, mas áreas produtivas \”.

Na década de 90, especialmente no primeiro semestre, o Estadomexicano aposentou-se como uma força reguladora do mercado, e começou acelerado processo de ajustamento estrutural e privatização da sectorsocial acrescentou.

Naquela época, a indústria entrou em uma crise semanifestó no comportamento dos preços e, portanto, em losingresos percebida pelos produtores nacionais. Isso trouxe uma maior concentração de serviços como o resultado da comercialização do produto, disse.

Martínez Morales explicou que através da consolidação da capitalcafetalero transnacionais, os produtores sofreram as preciosbajos.

números confiáveis de autores que estudaram os custos de circulação Delos habíapresentado 100 anos diz que não vai cair como ocorreu em períodos críticos da década laúltima, disse ele.
Por outro lado, há alguns anos Internacionaldel Café (OIC) começou a promover e expandir o consumo interno na produção de elmercado países, que levou em lapresencia essas marcas estrangeiras, a criação de cafés eos integração vertical de produtores empresariais.

No entanto, acrescentou, a este reajuste da indústria e do mercado delcrecimiento apresentar o empobrecimento da loscampesinos e produtores diretos e pequenos, pelos preços presióninternacional e especulativo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.