A rede Pão de Açúcar investe sistematicamente em serviços
diferenciados e produtos de qualidade na área de cafés. A mais
recente iniciativa da rede é a adoção do selo de qualidade da Associação
Brasileira de Café (ABIC), parte integrante do Programa de Qualidade do Café
(PQC), criado pela entidade.
A partir deste mês, todos os fornecedores do Pão de Açúcar
deverão ostentar a certificação PQC, o que garante aos clientes produtos da mais
alta qualidade e excelência de sabor. As empresas que não possuem o certificado
terão até seis meses para obter o símbolo. ‘A adoção do selo PQC é mais uma
iniciativa para garantir aos consumidores da rede a máxima qualidade dos
produtos oferecidos nas suas gôndolas’, afirma Marcio Milan, diretor comercial
commodities da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), à qual pertence o Pão
de Açúcar.
O selo de qualidade ABIC é uma evolução em relação ao já
conhecido selo de pureza, lançado há mais de 15 anos. Os produtos que ostentam o
selo de qualidade ABIC possuem padrões de qualidade diferenciados. Entre os
requisitos mínimos para a certificação, a ABIC exige que o produto atenda às
exigências de qualidade global – como padrão de moagem, torrefação, aroma,
sabor, corpo, bebida –, e que as empresas mantenham processos de produção de
acordo com boas práticas de produção, o que significa excelência no atendimento
às normas sanitárias, ambientais e trabalhistas.
Para receber o selo, a empresa passa por uma minuciosa vistoria
que inclui visita às instalações da fábrica e avaliação do produto em comparação
com as normas técnicas. Estando de acordo com os padrões exigidos, o produto
recebe o selo e passa por avaliações periódicas, incluindo novos testes e
visitas, para manutenção das boas práticas. O selo de qualidade não se aplica
somente aos cafés de alta qualidade ou especiais. A certificação também atesta o
sabor dos cafés tradicionais.
No mês de novembro, o selo PQC foi concedido ao Café Pão de
Açúcar Expresso em Grãos. Esta certificação consolida o pioneirismo da rede, já
que é a primeira vez que um café de marca própria do varejo brasileiro recebe
essa qualificação. Atualmente, 25 empresas e 103 produtos são certificados com o
selo PQC.
Cafés Pão de Açúcar
A adoção do selo faz parte do trabalho inovador que o Pão de
Açúcar desenvolve para a categoria de cafés. Para aprimorar ainda mais o serviço
prestado aos clientes, o Pão de Açúcar capacitou 40 atendentes com um
treinamento voltado especificamente ao café. Além de receber informações
teóricas, o grupo conheceu na prática os segredos da bebida, visitando diversas
fazendas cafeeiras. Nessas viagens, os atendentes conheceram de perto os
diferentes tipos de grãos e solos, e todas as etapas do processo de produção de
um bom café: da seleção de mudas, monitoramento de pragas e colheita, até os
procedimentos finais, como lavagem, separação de grãos, secagem, armazenagem e
beneficiamento.
Outro serviço pioneiro é a minindústria de café implantada na
loja Pão de Açúcar Real Parque, em São Paulo, a primeira instalada em um
supermercado brasileiro. Dedicada aos cafés de alta qualidade, a ilha oferece
aos clientes a oportunidade de montar seu próprio blend, com cafés originados de
fazendas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Todo esse trabalho é acompanhado pela consultora de cafés da
rede, a cafeóloga Eliana Relvas. Pioneiro na América do Sul, o Pão de Açúcar é a
segunda loja no mundo a contar com a assessoria de uma especialista em cafés –
somente a Hediard, de Paris, oferece esse tipo de serviço. Eliana Relvas é
também coordenadora do Centro de Preparação do Café do Sindicato da Indústria do
Café, e está à frente de outras atividades que promovem o café dentro da rede,
como degustações e palestras aos
clientes.