Agência Safras
22/07/2010
Laura Ruschel
A colheita de café da safra 2010 foi retomada após a incidência de chuvas que interromperam os trabalhos na região da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília (Coopermar), atuante no centro-oeste de São Paulo, principalmente nas regiões de Marília e Garça. De acordo o engenheiro agrônomo da cooperativa, Aurélio Giroto, até o momento, cerca de 65% já foi colhido na região.
O volume de café que chegou à cooperativa até o momento, segundo Giroto, é significativo, e o café apresenta boa qualidade. O último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no início deste mês, apontou que o Estado de São Paulo deverá colher 4,36 milhões de sacas de café em 2010. Se confirmado, representará um aumento de 27,2% ante a safra anterior, que foi de 3.423 mil sacas.
E, a expectativa é de que a qualidade seja, pelo menos, 80% melhor nesta safra em relação ao ano passado, quando o café foi prejudicado pelo excesso de chuvas. Porém, segundo Giroto, ainda é muito cedo para afirmar o volume desta safra.
A comercialização de café na região, por sua vez, também avança em ritmo mais lento, enquanto produtores aguardam preços mais atraentes. Segundo fontes da cooperativa, até o momento, cerca de 80% da safra 2009 já foi comercializada, enquanto para a safra 2010, do total já colhido, estima-se que 15% foi negociado.