06-07-2010 15:17
Kwanza Sul
Amboim – Cafeicultores, associações de camponeses e responsáveis do Instituto Nacional do Café (Inca) decidiram, segunda-feira, na Gabela, província do Kwanza Sul, aumentar o preço do café, passando o quilograma de 100 para 125 kwanzas
Esta decisão, de acordo com o comunicado produzida no final de uma reunião, visa fazer face aos custos associados ao financiamento concedido pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC).
Os cafeicultores defendem a necessidade da abertura dos bancos comerciais na região, visando o financiamento da produção, porque sem apoios os rendimentos são irrisórios.
Segundo o director provincial do Kwanza Sul da agricultura, Afonso Mário, neste projecto estão envolvidos seis mil 915 produtores familiares e cinco mil cafeicultores.
Em 2002, lembrou, a produção situava-se em mil toneladas de café numa superfície de 23 mil 762 hectares, hoje em 18 mil hectares a safra é de três mil toneladas.
Por sua vez, o director nacional do café, Cardoso Casimiro, informou que no ano transacto as cooperativas do país comercializaram mais de três mil toneladas de café comercial e para este ano a previsão é comercializar cinco mil toneladas. Participaram da reunião 200 cafeicultores.