História começou na Copa do Mundo de 1982, com patrocínio à seleção brasileira de futebol
Brasília (2.7.2010) – O café, cultura agrícola que tem o Brasil como maior produtor e exportador, também tem sua história ligada ao futebol. A marca Cafés do Brasil, símbolo do grão brasileiro, surgiu na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, quando foi criada para indicar o patrocínio do Instituto Brasileiro do Café (IBC) à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Registrada como marca oficial em 2000, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), a marca identifica, em todo o mundo, os cafés de origem brasileira.
O logotipo Cafés do Brasil pode ser utilizado, segundo a Abic, pelo governo federal, empresários e exportadores em seus produtos, contanto que sejam respeitadas as instruções do Manual de Uso da Marca. O guia estabelece as corretas aplicações da marca, conhecida como \”raminho do café\” e a \”logotipia\”, ou seja, o desenho da letra “s” em vermelho, que representa os diversos tipos de café produzidos no País. O uso correto da marca cria identidade para os cafés brasileiros e contribui para o fortalecimento da imagem da cafeicultura no País e no exterior.
Produção – Mais de 31% do café produzido no mundo é brasileiro. O País, principal produtor do grão, colheu cerca de 39,4 milhões de sacas de 60 quilos do produto, em 2009. A elevada produção fez com que representasse o quinto item na pauta de exportações do agronegócio, no ano passado, rendeu ao setor US$ 4,27 bilhões em exportações.
Além de maior produtor e exportador, o Brasil ocupa a segunda posição de maior consumidor mundial do grão, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2009, foram consumidas 18,5 milhões de sacas de café. Segundo a Abic, a melhora da qualidade do produto brasileiro pode ser apontada como uma das razões que justificam o aumento do consumo interno. (Sophia Gebrim)