Biorreguladores em café – uma nova tecnologia para o cafeicultor
Cada vez mais a agricultura busca aumentar a produtividade das plantas. E, para isso, precisamos torná-las mais eficientes em explorar os recursos que estão sendo disponibilizados, como os fertilizantes, a água e a luz, para que consigamos ter ganhos significativos, sem aumentar os custos de produção. Desta forma, torna-se estratégico o emprego de novas tecnologias, e neste contexto o uso de biorreguladores é uma prática que visa tornar as plantas mais eficientes, adaptadas a explorar melhor o ambiente e com maior capacidade de expressão do potencial genético.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e, é bem conhecido que o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do café são muito dependentes das condições climáticas, principalmente se falarmos do pegamento das floradas, pois interferem no equilíbrio hormonal, responsável pelos processos de fixação das flores e frutos e desenvolvimento dos grãos.
Os biorreguladores possuem efeitos similares aos dos hormônios vegetais conhecidos e podem ser aplicados diretamente nas plantas, minimizando os efeitos do estresse e contribuindo para o desenvolvimento da espécie, pois restabelece o equilíbrio hormonal. O uso de biorreguladores como o Stimulate®, da Stoller do Brasil, que tem na composição 90 mg/L de cinetina, 50 mg/L de ácido giberélico e 50 mg/L de ácido 4-indol-3-butírico, na cultura do café tem proporcionado incrementos de até 12% no pegamento dos frutos, aumentando do número de frutos e ganhos de até 30% na produtividade.
Esses ganhos devem-se à redução do estresse no momento da frutificação, ao efeito dos hormônios na divisão e alongamento celular, aumentando a força do dreno destes frutos, aumentando a transferência dos açúcares, permitindo não só o maior pegamento, mas incrementos no tamanho dos grãos, com ganhos de até 26% na quantidade de grãos peneira 18. Além disso, o uso de biorreguladores (Stimulate®) favorece o desenvolvimento vegetativo das plantas, aumentando os pontos de frutificação, e maior enfolhamento (maior produção de açúcares).
O uso de biorreguladores é uma prática que permite a planta explorar o ambiente e os recursos que estão sendo disponibilizados de forma eficiente, mantendo o equilíbrio hormonal ao longo do ciclo da cultura.
Equipe técnica Stoller do Brasil
Fonte: Michele Médola – (19) 3579-2233
Data: 21-06-2010