Exportações de café robusta de Uganda entre outubro e maio caíram 22%

17 de junho de 2010 | Sem comentários Comércio Exportação

As exportações de café robusta de Uganda entre outubro e maio caíram 22% na comparação com igual período de 2008/09, afetadas por condições climáticas desfavoráveis nas principais regiões de cultivo do país, informou nesta quarta-feira a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês). Os embarques do tipo robusta nos oito primeiros meses de 2009/10 recuaram para 1,28 milhão de sacas, ante 1,64 milhão de sacas no mesmo intervalo do ano passado, segundo a UCDA.

Nas últimas três temporadas, as exportações de café robusta do país continuaram exibindo uma tendência negativa, caindo em relação à máxima de 1,74 milhão de sacas registrada em 2007/08, apontou o relatório. \”A queda [nos embarques] foi atribuída à seca que atingiu as áreas de cultivo nas regiões central, leste e oeste na fase de formação e desenvolvimento das cerejas\”, disse a UCDA.

Uganda, maior exportador da commodity na África, é o principal produtor do tipo robusta no continente, que responde por pelo menos 85% da produção total de café do país. Os embarques de grão arábica subiram 16% no mesmo período, somando 502.390 sacas, ante 431.975 sacas na temporada passada. O aumento reflete um clima favorável nas áreas de plantio, bons preços – que induziram os produtores a adotar melhores práticas de cultivo – e novas árvores entrando em produção. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.