IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA DO CAFÉ DO CERRADO

A REGIÃO DO CAFÉ DO CERRADO REALIZA MAIS UM GRANDE SONHO: A IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA DO CAFÉ DO CERRADO
Neste sábado aconteceu a solenidade de Instalação do Centro de Excelência do Café do Cerrado, dando início às obras. Um sonho que iniciou

10 de dezembro de 2005 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção
Por: News Cafeicultura

Neste sábado, dia 10 de dezembro de 2006, às 11:00 horas, na sede da Fazenda Experimental da EPAMIG em Patrocínio, Estado de Minas Gerais, com as presenças do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Deputado Federal Silas Brasileiro, o Vice Prefeito Municipal de Patrocínio, Jorge Moreira Marra, Secretários Municipais, representate do Presidente da EPAMIG, Dr. Baldonedo Arthur Napoleão, demais autoridades, lideranças da cafeicultura e produtores, aconteceu a solenidade de Instalação do Centro de Excelência do Café do Cerrado, dando início às obras. Um sonho que iniciou em 1997, com os técnicos ligados à área café da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, quando levaram a idéia para ser discutida no CACCER – Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado, que rapidamente acolheu a sugestão, lapidando, melhorando e adaptando às características da cafeicultura do Cerrado. Porém, por várias dificuldades e principalmente pela falta de recursos, o empreendimento não conseguiu avançar, mas sempre esteve nas metas e planos das organizações do Café do Cerrado.


Levado ao conhecimento do Secretário de Agricultura do Estado, Deputado Federal Silas Brasileiro, este imediatamente avaliou o projeto e o incluiu no Plano Estadual AGROMINAS, um plano de governo que visa aplicar recursos no desenvolvimento do Agronegocio Café em Minas Gerais.

O Centro de Excelência do Café do Cerrado, que consiste em um complexo de salas de aula, auditório, laboratório, salas de treinamento, alojamento e refeitório, será implantado na Fazenda Experimental da EPAMIG em Patrocínio, através de parceria com a EPAMIG que fez a cessão de 2,5 hectares, localizada a 4 km da cidade, já está com as obras de terraplanagem concluídas e outras serão prosseguidas tão logo se conclua os processos de licitação, com previsão de término para 30/03/2006.

Os recursos da obra de 2000 m2 de construção e equipamentos, é da ordem de 2 milhões de reais, com 50% por parte do AGROMINAS, viabilizados pelo Secretário Silas Brasileiro, 20% pela Prefeitura Municipal pelo apoio do Prefeito Julio Elias, e o restante viabilizados pelas Associações e Cooperativas de Cafeicultores que compõem o CACCER, através da FUNDACCER– Fundação do Desenvolvimento do Café do Cerrado, entidade criada para essa finalidade e que será responsável pela gestão do Centro.

O Centro concluído propiciará anualmente o treinamento de mais de 1.200 trabalhadores e profissionais diretamente ligados à produção, desde a mão-de-obra mais simples do campo, aos administradores e agrônomos. Na área de qualidade, efetuará pesquisas de qualidade de bebida relacionada a variedades de plantas, clima, manejo, solo e altitude, e treinará mais de 300 profissionais de classificação e baristas. A área de atuação compõe todos os 55 municípios da região do Café do Cerrado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.