Máquina de beneficiamento vai melhorar preço e qualidade do café em Rondônia

08/06/10


A Associação Dos Produtores Rurais da Linha 176-Sul (Asprosul), em Rolim de Moura recebeu, neste último sábado, 5, uma máquina de beneficiamento de café. A entrega foi realizada na sede da Associação e contou com a presença do governador João Cahulla, do secretário de agricultura, Evaldo de Lima e do secretário da Emater, Sorrival de Lima, além de autoridades locais.


A máquina de beneficiamento de café é um anseio antigo da comunidade da Linha 176 que foi conquistado através de emenda parlamentar do deputado estadual Luiz Cláudio Pereira Alves. De acordo com o presidente da Asprosul, Elias Reinhoz a máquina irá atender 65 famílias e cerca de 70 cafeicultores da região. O preço do café também vai melhorar, “pois com a máquina a gente vai poder entregar o café limpo”, diz o presidente.


Reinhoz, que cumpre o seu terceiro mandato frente à Asprosul, diz ainda que a Emater e a Seagri têm sido importantes para a associação, e que esperas ainda, o apoio para construir o barracão. “a gente já tem a área e o projeto no valor de 37 mil reais”


Marcio Soares, gerente da Emater em Rolim de Moura, ressalta que a Emater tem acompanhado os cafeicultores da Asprosul e sempre que pode atendido às solicitações, não somente para o café, mas para a propriedade como um todo. “Nós já trouxemos para cá um kit de inseminação artificial, para melhoria genética do rebanho e disponibilizamos uma moto para ficar a disposição da associação para atender ao Programa”, explica.


Para o secretário da Emater, Sorrival de Lima, Rondônia tem dívida com os cafeicultores, porque são eles que impulsionam o Estado, e as ações da Emater têm levado uma nova dinâmica para o campo. Ele acredita ainda é preciso investir mais na agricultura, porque “daqui a dez anos ela será o melhor negócio do mundo”. Durante o evento Sorrival lança ainda um n ovo desafio: Produzir 100 sacas de café em apenas um hectare. “ Se o estado do Espírito Santo Produz, porque Rondônia, que tem um clima melhor e um governo que apóia, não pode produzir?”


O secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evaldo de Lima falou dos benefícios que a máquina de beneficiamento de café traz para o cafeicultor da região. Segundo ele, a máquina foi montada no Chassi, para poder se locomover até a propriedade. Com isso o agricultor, além de diminuir custos, poderá utilizar a casca de café como adubo.


De acordo com o deputado Luiz Cláudio o dinheiro público deve ser utilizado com responsabilidade. A aquisição de uma máquina de café para atender aos cafeicultores daquela região tem por objetivo limpar o café para ser vendido por um melhor preço, mas o grão selecionado qualifica mais o produto. “A Emater ensinará a classificar o café para que cada agricultor possa selecionar e conseguir um preço melhor”.


O governador João Cahulla, que também se fez presente no evento, falou da importância dos agricultores para o Estado. “Não podemos abrir mão do homem do campo, pois é produzindo que o governo terá mais recursos para investir”. O governador enfatizou ainda que tem fortalecido dois segmentos: as estradas, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a agricultura, através da Seagri e da Emater, pois entende que é preciso produzir e é preciso ter estradas para escoar a produção.

Quanto ao barracão, solicitado pelo presidente da Asprosul, o governador disse que vai incluí-lo no orçamento para 2011, para que se possam buscar recursos para a sua construção.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.