Puro, pingado com leite, coado, filtrado, tirado de uma máquina de ‘espresso’, adoçado ou não, combinado com outros ingredientes, cappuccinos, com ou sem creme; não importa qual a receita ou forma de preparo, o fato é que o café está presente no dia a dia dos brasileiros de forma tão intensa que faz o país ser o segundo maior mercado consumidor do mundo, só superado pelos Estados Unidos. Uma paixão que tem até data para ser comemorada: 24 de maio, Dia Nacional do Café.
Em 2009, o consumo per capita no Brasil foi de 5,81 kg de café em grão cru, ou 4,65 kg de café torrado, quase 78 litros por pessoa/ano, uma evolução de 3% em relação ao período anterior. Esse consumo per capita se aproxima ao da Alemanha (5,86 kg/hab.ano) e já supera os índices da Itália e da França, que são grandes consumidores de café. Mas os campeões nesse quesito, entretanto, ainda são os países nórdicos – Finlândia, Noruega, Dinamarca – com um volume próximo dos 13 kg por habitante/ano.
Em volume, o Brasil é o segundo maior país consumidor, com 18,39 milhões de sacas industrializados em 2009 (4,5% a mais que em 2008). Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com uma média de 20/21 milhões de sacas/ano. Porém, mantendo-se o ritmo do crescimento do mercado interno – o consumo em 2010 poderá crescer 5% e chegar a 19,31 milhões de sacas – o Brasil poderá dentro de poucos anos desbancar a tradicional posição dos norte-americanos.
O Dia Nacional do Café foi incorporado ao Calendário Brasileiro de Eventos em 2005, por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, e desde então a data é festejada, com muitas xícaras repletas de aroma e sabor, por industriais, produtores, exportadores, cooperativas, varejo, cafeterias, imprensa e por todos os apaixonados por este produto, que é cultivado há 283 anos em terras brasileiras, desde que as primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa para Belém, no Pará, por Francisco Melo Palheta, em 1727.
Este ano, em comemoração à Copa do Mundo da África do Sul, o tema escolhido pela ABIC é “Café: energia e paixão como o futebol”. É a união dos dois grandes ícones dos brasileiros.