Crescimento em relação a 2008 alavanca a expansão internacional da marca, que inaugura uma subsidiária própria no Brasil.
Durante a assembléia geral de acionistas, em Trieste (Itália), a illycaffè anunciou os resultados do balanço financeiro de 2009. Em um cenário econômico global crítico, principalmente no primeiro semestre do ano passado, a companhia terminou 2009 com resultados positivos e um volume de negócios consolidado de 283,4 milhões de euros (+1,2% em relação a 2008). O EBITDA representou 39,624 milhões de euros, isto é, 3,6% mais do que o ano retrasado. Já o lucro líquido foi de 5,2 milhões de euros. O total de vendas, fora da Itália, representou 55%.
O encontro geral de acionistas renovou a liderança da illycaffè, com a confirmação do corpo diretivo, dos auditores e com a nomeação do engenheiro Giancarlo Michellone, presidente do Parque Tecnológico em Trieste e diretor do Centro de Pesquisa da Fiat, como novo membro do conselho da empresa.
Em 2010, a illycaffè vai expandir suas atividades no mercado internacional. Em junho, abre uma nova subsidiária no Brasil, em São Paulo: a illycaffè Sud America fortalecerá a presença da companhia no Brasil e, posteriormente, nos países sul americanos onde já atua.
\”Em um ano complexo, a illycaffè manteve sua posição no mercado e foi bem sucedida ao preservar os projetos estratégicos iniciados no começo da crise\”, declarou Andrea Illy, presidente e CEO da companhia.
Em 2009, a illycaffè confirmou o compromisso com projetos estratégicos iniciados no passado, tais como:
– Desenvolvimento da estratégia para a espressamente illy, sua cadeia franqueada de cafeterias ao estilo italiano, com o objetivo de promover a cultura da illycaffè e os produtos da marca. Atualmente, existem 230 lojas espressamente illy ao redor do mundo e os planos envolvem a abertura de outras 120 lojas nos próximos três anos;
– O projeto Artisti del Gusto, uma rede internacional de clientes de qualidade que a illycaffè apóia e promove. Hoje, já existem mais de 1000 cafeterias Artisti del Gusto em todo o mundo, com mais de 300 outras unidades previstas até o final do ano;
– Continuidade dos investimentos relacionados ao revolucionário Método iperEspresso, o sistema de cápsulas da illycaffè, de altíssima qualidade, desenvolvido para uso doméstico. Com a expansão global da marca, está previsto um novo formato de comunicação e vendas online para o sistema lançado em 2007;
– illy issimo, um café \”ready-to-drink\” feito pela Ilko Coffee International (uma joint venture da illycaffè e a The Coca Cola Company), tem visto o crescimento das vendas e uma ampla distribuição em países estratégicos como Itália, Estados Unidos e Japão;
– Mitaca, uma joint venture com a participação da illycaffè, abriu recentemente uma nova unidade para o setor de escritórios e apresenta uma nova linha de máquinas para cápsulas, disponíveis na Itália e em mais de 30 novos países.
Sobre a illycaffè
Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora italiana illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. Presente em mais de 140 países, o espresso illy está disponível em mais de 50 mil dos melhores restaurantes e bares ao redor do mundo, onde, diariamente, são vendidas mais de 6 milhões de xícaras.
A espressamente illy, sua cadeia de franquia de cafeterias no estilo italiano, está presente em mais de 30 países com 230 lojas e espera em três anos abrir mais 120. Com o objetivo de espalhar a cultura do café, a illycaffè fundou a Universidade do café, um centro de excelência, com quatorze unidades, que oferece treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores, baristas e entusiastas. No Brasil, desde sua criação, em 2000, foram treinadas mais de 7 mil pessoas.
Mundialmente conta com aproximadamente 800 colaboradores e um faturamento consolidado de mais de € 283,4 milhões em 2009. Seu lucro líquido representou € 5,2 milhões e as exportações responderam por mais de 55% do total das vendas.
A illycaffè compra café verde arábica da melhor qualidade diretamente dos cafeicultores, por meio de parcerias que se baseiam na sustentabilidade e reciprocidade. A empresa estimula esta cooperação a longo prazo – com os melhores produtores de café do Brasil, América Central, Índia e África – fornecendo know-how e tecnologia, além de preços acima da média do mercado.
Sobre a illycaffè Sud America
Em busca do desenvolvimento de seus negócios no Brasil, a illycaffè vai estruturar uma nova subsidiária a partir de junho deste ano. A illycaffè Sud America, como será chamada, é parte do novo plano de ações da empresa para fortalecer sua presença no país que deverá tornar-se o maior consumidor de café do mundo.
Posteriormente ao desenvolvimento e ao estabelecimento de sua rede de vendas no Brasil, a illycaffè Sud America tem planos para expandir sua atuação aos demais mercados sul americanos, onde a empresa já atua. No caso do Brasil, ao longo de 20 anos de estreito relacionamento estabelecido com seus fornecedores de café, a illycaffè pôde acompanhar o desenvolvimento desse mercado. Desse sólido relacionamento, surge a percepção do crescimento do mercado consumidor de café e, tendo em vista essa demanda, a illycaffè Sud America vai investir para atender, cada vez melhor, seus clientes e consumidores.
O projeto que visa estruturar a rede de vendas da illycaffè no Brasil envolve a centralização da distribuição de toda a sua linha de produtos em uma filial comercial, localizada em São Paulo (SP). A illycaffè Sud America vai focar os canais HoReCa (hotéis, restaurantes, cafeterias), o comércio eletrônico, além do consumo em residências e escritórios para estar cada vez mais presente com a introdução da linha de produtos ligada ao revolucionário Método iperEspresso.
A illycaffè Sud America cobrirá, totalmente, o fornecimento de produtos da illycaffè, o que significa a distribuição do café (pó, grão, sachê e cápsulas), das máquinas de café espresso, da coleção de xícaras illy Art Collection, e de outros produtos do Grupo illy; tais como os chocolates de alta qualidade da fabricante Domori; os chás da casa francesa Dammann Frères; os vinhos da vinícola Mastrojanni; e os produtos de alta pastelaria, entre os quais marron glacê e marmeladas, da empresa Agrimontana. Além dos produtos, a subsidiária cuidará da cadeia de lojas franqueadas espressamente