14/05/10
Os preços internacionais das commodities devem fechar este ano abaixo das cotações de dezembro de 2009.
De acordo com projeções da RC Consultores, o índice Reuters/Jefferies CRB (Commodity Research Bureau), que reúne uma cesta com 19 commodities, irá apresentar queda de 5% em dezembro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Entre as commodities que fazem parte do índice estão petróleo, alumínio, cobre, níquel, ouro, soja, açúcar, trigo e café.
Os principais motivos para a retração das cotações são a entrada da Europa em terreno recessivo, a contenção do crescimento chinês, a inibição da recuperação econômica norte-americana e um esfriamento do comércio internacional, de acordo com a consultoria.
O aperto monetário chinês no início deste ano e a valorização do dólar no mundo todo já vinham enfraquecendo os preços internacionais das commodities, segundo Fábio Silveira, sócio da RC Consultores. Grande exportador de matérias-primas, o Brasil vai sentir o reflexo da queda de preços no superavit da balança comercial.
\”Com a Europa, que representa cerca de 20% do PIB mundial, entrando em recessão, as vendas externas irão recuar\”, diz Silveira. A RC ajustou o saldo da balança de US$ 12 bilhões para US$ 8 bilhões. \”Tanto as commodities agrícolas como as não agrícolas irão sofrer pressão baixista nos próximos meses.\”