Mercados – Café tem menor preço em 2 semanas

Por: O Estado de S. Paulo

10/04/10

Gerson Freitas Jr. – O Estado de S.Paulo

Os preços futuros do café tipo arábica caíram ontem para o menor patamar em duas semanas na bolsa de Nova York. O contrato para entrega em maio, que possui maior liquidez, fechou cotado a 132,70 centavos de dólar por libra-peso, em baixa de 1,48%. Na semana, a commodity acumulou queda de 3,35%.

Na segunda-feira, o café registrou a maior cotação em cinco meses na bolsa, a 139,85 centavos de dólar por libra-peso. A expectativa de alguns especuladores era de que o preço rompesse a barreira dos 140 centavos, o que não se confirmou. Frustrados, esses investidores resolveram embolsar lucros e sair do mercado, o que derrubou a commodity.

O balanço entre oferta e demanda sugere que os preços do café ainda podem subir no curto prazo. Os estoques mundiais da commodity, especialmente de grãos de boa qualidade, são apertados.

A oferta foi prejudicada pela quebra da safra 2009/10 na América Latina. Contudo, o cenário tende a melhorar a partir de maio, com a colheita da nova safra brasileira.

Na contramão do café, o açúcar terminou a semana em forte recuperação. Os contratos da commodity para maio fecharam em alta de 2,95%, a 16,39 centavos de dólar por libra-peso. O movimento foi estimulado por compras de fundos . Para eles, o açúcar transformou-se em uma boa pechincha depois que os preços caíram mais de 40% nos últimos meses.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.