ParcIntec-Franca traz informações sobre o cultivo e os benefícios do cogumelo para interessados
Através do ParcIntec-Franca, serão realizadas no dia 23 de abril, no auditório do Parque de Exposições “Fernando Costa”, duas palestras sobre cogumelos, com o apoio da Cocapec – Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuarista, Credicocapec, Coonai, Prefeitura Municipal de Franca, Embrapa e CATI.
Contando com a presença de uma das mais renomadas pesquisadoras da Embrapa, Dra. Arailde Fontes Urben, Doutora em Biologia, Mestre em Fitopalogia especializada em Micologia e líder das pesquisas de cogumelos comestíveis e medicinais, o evento tem o objetivo de trazer mais informações sobre o cultivo e os benefícios do cogumelo, sendo que este cultivo pode ser mais uma fonte de renda na propriedade.
A pesquisadora ministrará duas palestras. A primeira, com início às 9h, abordará o tema “Princípios e Cultivo de Cogumelos pela Técnica ‘JunCao’”, e a segunda palestra, às 10h30, irá discorrer sobre “Cogumelos funcionais e sua importância na Saúde Humana”, com intervalo de 30 minutos entre cada palestra. Para participar, o interessado deve fazer sua inscrição pessoalmente no Parcintec-Franca, Av. Dr. Flávio Rocha, 500, no Parque de Exposições Fernando Costa, pelo telefone 16-3720 5796; 16-9215 7368 e também no dia do evento, das 8h às 9h. O evento é aberto a todos os interessados no tema e a entrada é franca.
Uma das palestras abordará a técnica chinesa Jun Cao (Jun= fungo Cao=gramínea), que foi adaptada ao Brasil pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e barateia a produção de cogumelos comestíveis, já que substitui os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) pelo uso de substrato de capim, junto com outros nutrientes. A técnica permite o cultivo muito mais econômico e ambientalmente mais saudável, além de contribuir para ampliar os mercados consumidores.