Café após almoço diminui risco de diabetes em mulheres, diz estudo

Café após almoço diminui risco de diabetes em mulheres, diz estudo
Pesquisa realizada na França avaliou 69,5 mil mulheres


01/04/2010 – 17:34


EPTV
Alterar o tamanho da letra A-A+



Uma pesquisa francesa, que teve a participação da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, encontrou indícios de que a ingestão de café após o almoço reduz em 34% os risco do desenvolvimento de diabetes nas mulheres.


Durante sete anos, 69.532 professoras francesas do ensino público, com idade entre 41 e 72 anos, foram acompanhadas pelos pesquisadores. As participantes tomavam um copo pequeno (175 ml) ou mais após a refeição. O efeito foi observado com café com e sem açúcar e também com descafeinado.


Apesar de haver pelo menos 17 estudos mostrando que o café reduz o risco de desenvolver diabetes, a pesquisa foi pioneira ao demonstrar que o horário em que o café é consumido pode interferir no efeito. Uma observação interessante é que o risco da doença não diminuiu para as voluntárias que tomaram café fora do horário do almoço ou que tomaram chá ou tomaram café com leite.


No período que participaram do estudo, 1.415 mulheres desenvolveram a doença. Entre as que tomavam o café na hora do almoço, foram 374 contra 1.051 das que tomavam menos ou nenhum café durante a refeição.


Os pesquisadores não conseguiram avaliar o efeito do café expresso ou instantâneo porque poucas participantes tomavam esses tipos de cafés. Na França, o café é menos concentrado do que o tomado no Brasil.


De acordo com a nutricionista e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, Daniela Sartorelli, que participou da pesquisa, ainda faltam estudos para que os profissionais de saúde possam dizer que beber café na hora do almoço previne diabete. \”Ainda precisamos de um maior número de estudos para chegar a uma recomendação. Há estudos de intervenção em andamento em algumas partes do mundo e estes resultados poderão esclarecer os mecanismos envolvidos no efeito da bebida no risco de diabetes\”, diz.


Há duas explicações possíveis para entender por que apenas o café na hora do almoço teve relação com o menor risco de diabetes. O café pode ter diminuído o risco de diabete por retardar ou reduzir a absorção de uma parte da glicose adquirida no almoço ou a bebida pode ter protegido da diabetes porque depois do almoço costuma ser tomada sem leite.


Os dados foram publicados no American Journal Of Clinical Nutrition.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.